Resenha: Os Maridos (Holly Gramazio)

Nesse texto, você irá encontrar uma resenha de Os Maridos, de Holly Gramazio. 

Os Maridos é o romance de estreia de Holly Gramazio, traduzido por Mariana Moura e publicado pela Editora Intrínseca. Com 352 páginas, o livro tem uma trama original que aborda os relacionamentos e as escolhas que moldam nossa vida.

A história começa quando Lauren volta de uma despedida de solteira e encontra um homem chamado Michael que afirma ser seu marido, apesar de ela não conhecê-lo. Todas as evidências indicam que eles estão juntos há anos, mas eventualmente Michael desaparece e um novo homem surge, também se dizendo seu marido. 

Decidida a entender essa realidade bizarra, Lauren começa a explorar essas mudanças, experimentando diferentes maridos que se aproximam de suas expectativas.

➜ Está gostando da nossa resenha de Os Maridos? Esse texto foi escrito após um convite ao IG literário @blogleituranna, criado pela autora Anna Luíza Tenório. O site Os Melhores Livros também está presente no YoutubeTelegram e Instagram, nos quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no site!

Enredo

Em mais um lançamento da editora Intrínseca, a escritora Holly Gramazio traz uma história moderna, com uma simples questão: porque as relações humanas estão tão superficiais? 

Depois de voltar da despedida de solteira da melhor amiga, Lauren é recebida em casa por seu marido, Michael. Mas, ela não é casada. Então, quem era aquele homem que parecia muito à vontade em sua casa? 

Enquanto ela tenta entender o que está acontecendo, Michael vai até o sótão, para trocar uma lâmpada, e desaparece. Em seu lugar surge um novo homem, que também afirma ser seu marido, mas com características totalmente diferentes. 

Além disso, pontos importantes da sua vida pessoal também mudaram, como um novo emprego, seu apartamento foi redecorado e todos os seus amigos possuem lembranças de uma vida que ela não viveu. 

O que poderia estar acontecendo? 

Quando ela pede para o seu novo marido subir ao sótão, o impossível acontece novamente, um novo homem surge e uma nova vida começa. Ao perceber que o seu pequeno cômodo traz homens diferentes para a sua vida, Lauren inicia uma jornada para “escolher” o seu par ideal. Seria ele alto demais? Educado o suficiente? 

Mas com o passar da história ela começa a se questionar: qual é o real significado de felicidade? Quando o verdadeiro sinal toca, para que ela possa encontrar o seu verdadeiro caminho? 

Com essas questões, o leitor é levado para a história de Os Maridos. 

Expectativas Versus Realidade 

Assim com toda obra, Os Maridos chegou com grandes expectativas, principalmente por propor uma história divertida e moderna. Afinal de contas, é apresentado ao leitor uma protagonista na faixa de trinta a trinta e cinco anos de idade, ou seja, atingindo um público que vem consumindo a literatura de forma assídua. 

Como leitora, ao iniciar a leitura, me conectei de imediato com a história, visto que a primeira troca de maridos da personagem se inicia no primeiro capítulo da história.

A crítica que a escritora traz é precisa. Contudo, com o desenrolar da história, o livro torna-se maçante e extremamente arrastado. Devido a isso, ele vem levantando muitas críticas de parte dos leitores, como pode ser verificado nos principais sites de histórico de leitura. 

Veredito

os maridos

O modo como a escritora procurou construir a personagem principal não trouxe a sensação de proximidade com a narrativa, muito menos uma estrutura necessária para cativar o leitor. 

Outro ponto importante é quanto a troca desenfreada de maridos que a personagem realiza, ao seu belo prazer, não trazendo nenhuma profundidade para a história, mas, sim, tornando essa retórica cansativa e sem propósito. 

É difícil para o leitor encontrar histórias com grandes expectativas, com uma divulgação excelente, mas com o contato da leitura, perceber que é uma história sem profundidade e somente com a mera tentativa de ser uma comédia romântica, mas falhando até mesmo nos métodos enlatados conhecidos pelos leitores. 

De certa forma, compreendo a forma como a escritora traz a história, mas, infelizmente, há diversos furos e falta de conexão com a real proposta da história. 

Quanto ao final da história, percebe-se que a autora entendeu que a protagonista necessitava de um real rumo, fazendo com que um dos diversos maridos tenha conquistado o maior espaço da história. De certa forma, isso acaba demonstrando, ainda mais, a falta de planejamento da história, ou como a autora percebeu que a sua história já estava se tornando maçante. 

Outro ponto importante: somente no final da história a autora trouxe mais trama e um grande acontecimento, que, infelizmente, não foi o suficiente para alavancar a história, uma vez que, a grande resposta ocorre de forma muito resumida, podendo ter sido trabalhada desde alguns capítulos antes.

Conclusão da Resenha de Os Maridos

Concluo essa resenha de Os Maridos ressaltando algo muito importante. Como leitora, e produtora de conteúdo, me sinto extremamente responsável nas minhas resenhas e na forma como vocês irão entendê-las. Dessa forma, quero deixar claro que, infelizmente, o livro que funcionou comigo. Isso não aconteceu pela repercussão negativa – somente fiquei sabendo dos feedbacks negativos, quando já tinha terminado a história e alguns seguidores no Instagram haviam me mandando mensagem dizendo as suas opiniões. No entanto, para mim o que carece na obra é a estrutura da história e coesão. 

A autora buscou trazer uma comédia romântica com uma lição pretensamente valiosa, mas errou ao construir a história. Não há carisma na personagem principal, fazendo com que o livro tenha uma narrativa arrastada e lenta. 

Assim como todas as resenhas daqui do blog e do @blogleituranna, posso realmente recomendar esse livro para fins de curiosidade, mas, ao mesmo tempo, enfatizar que pode ser uma leitura frustrante.

Como leitora, não abandonei a história pois queria entender como ela terminaria – a curiosidade venceu. No entanto, o livro poderia ter tido menos páginas, já que terminaria de uma forma tão brusca e tão sem embasamento. 

Mas, como boa leitora, assim como vocês, Os Maridos é uma história dúbia, que pode agradar muitos públicos, mas também que frustra boa parte deles. Cabe a vocês decidirem o que vão achar da história – só não deixem de comentar com a gente! 

Avaliação:

Detalhes da edição brasileira: 

  • Autora: Holly Gramazio
  • Tradução: Mariana Moura
  • Editora: Intrínseca
  • Data de Publicação: 10 de junho de 2024
  • Número de Páginas: 352

Gostou de conhecer essa resenha de Os Maridos? Comente abaixo o que achou da obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *