Jogos Vorazes é um daqueles livros futuristas que dispensa apresentações. Digo isso pelo sucesso de crítica na adaptação da obra para o cinema e também por ter sido sucesso de bilheteria, gerando US$2,968 bilhões em faturamento, sendo considerada como a vigésima maior bilheteria da história. E a inesquecível Jennifer Lawrence interpretando Katniss Everdeen.
Mas os aficionados por livros que nunca vão trocar o doce folhear das páginas de um livro por sua adaptação para as telinhas e que, portanto, desejam conhecer a ordem dos livros de Jogos Vorazes, uma trilogia escrita por Suzanne Collings que já vendeu 85 milhões de cópias. Por fim, há um spin-off lançado pela autora que complementa a saga original.
Em um contexto geral, a história se passa num futuro distópico onde há um novo país no que restou da América do Norte chamado Panem. Esse país é composto por 12 distritos que devem obediência à Capital. E a forma mais simbólica de demonstrar seu poder é com os Jogos Vorazes, uma competição anual (com direito à transmissão televisiva no melhor estilo reality show) na qual são recrutados um garoto e uma garota de cada distrito. Eles têm entre 12 e 18 anos e são obrigados a lutar até sobrar apenas um.
➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Jogos Vorazes, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (prelúdio)
A Cantiga dos Pássados e das Serpentes é uma prequela da saga principal e pode ser lido antes volume inicial da ordem dos livros de Jogos Vorazes.
Note no entando que em ordem temporal os acontecimentos desse livro antecedem a história de Katniss (cerca de 54 anos antes).
Previamente, a família de Snow era outrora rica no distrito 13 que ficou inabitável. Ele vê a vida da família desabar e ter que reconstruí-la na Capital.
Agora vamos acompanhar a história pelo ponto de vista de Coriolanus Snow que está se preparando para ser mentor da décima edição dos Jogos Vorazes. A escola que ele frequenta foi selecionada para transformar os jogos em um grande espetáculo, pois naquela época pouca gente se interessava por eles. Ele será mentor de Lucy Grey e a relação deles transcenderá os jogos.
Outro ponto muito interessante do livro é ver os jogos na perspectiva de um mentor, não de um tributo o que nos dá mais um ângula à história.
Amanhecer na Colheita (prelúdio)
Amanhecer na Colheita se passa cerca de 24 anos antes dos eventos do primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes, durante a 50ª edição dos Jogos Vorazes.
A narrativa se passa durante o Massacre Quaternário, edição especial dos Jogos que exige o dobro de tributos — um momento em que o controle da Capital sobre Panem se mostra ainda mais brutal e perverso. O jovem Haymitch, mais impulsivo e apaixonado do que o cínico mentor que conhecemos, é arrancado de sua vida e jogado em uma arena arquitetada para destruir qualquer esperança.
Esse é o mesmo evento que Haymitch menciona na trilogia principal, quando revela que foi o único vitorioso do Distrito 12 até então. Naquele massacre, a Capital dobrou o número de tributos como punição simbólica — o que torna esses jogos especialmente cruéis. Portanto, o livro serve como prelúdio da trilogia original, focando na juventude de Haymitch, antes dele se tornar o mentor sarcástico de Katniss e Peeta.
Collins mantém a fórmula consagrada da saga: ritmo ágil, ambientação opressiva e críticas afiadas ao espetáculo e à manipulação política. O enredo é carregado de tensão e tragédia, com cenas que prometem forte impacto visual caso o livro seja adaptado ao cinema. Ainda assim, embora o livro ofereça momentos emocionantes e importantes conexões com a trilogia original, sente-se falta de maior profundidade na construção emocional de Haymitch e suas relações — especialmente o romance com Lenora Dove, que parece pouco desenvolvido.
Mesmo com algumas limitações, Amanhecer na Colheita é uma leitura envolvente, que serve tanto como fan service quanto como peça importante na mitologia de Jogos Vorazes.
1 – Jogos Vorazes
Esse é o primeiro volume da ordem dos livros de Jogos Vorazes.
Nele, vamos conhecer Katniss que se oferece para ir aos jogos no lugar da irmã mais nova Prim havia sido sorteada (a nossa protagonista é a primeira a se voluntariar como tributo no seu distrito). Peeta é sorteado no Dia da Colheita para ir junto com ela, os dois representando o empobrecido Distrito 12.
Aos poucos você vai sendo apresentado aos personagens dos outros 11 distritos e vai os conhecendo mais a fundo, mas sem nunca saber quem está do lado de Katniss e quem está contra ela.
Por fim, no meio desse reality sangrento somos apresentados a uma cena de catarse romântica e aclamação popular que pode ter o poder de mudar os jogos para sempre.
2 – Em Chamas
Esse é o segundo volume da ordem dos livros de Jogos Vorazes.
Agora, Peeta e Katniss são vistos como heróis por grande parte da população de Panem e um clima de revolução começa a se instalar no ar. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Esse livro também representa o começo da libertação do Tordo (pássaro símbolo de Katniss) e já começa a haver uma associação do símbolo com a nossa personagem.
Com o final romântico dos jogos, o governo da Capital sente que foi feito de trouxa e prepara um contra-ataque para tentar acabar com o casal apaixonado.
Ao mesmo tempo que vimos o casal ser alçado a nível de celebridade, também vemos uma Katniss confusa que se pega cada vez pensando mais em Gale, como se uma nova paixão estivesse nascendo.
3 – A Esperança
Esse é o terceiro volume da ordem dos livros de Jogos Vorazes.
A capa é bem sugestiva e vemos o tordo livre e voando. Da mesma forma veremos Katniss se liberando e promovendo a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. Ela virou um símbolo, o Tordo.
Agora ela precisa assumir seu lugar de líder dos rebeldes, e sabe que o sucesso da revolução virá da sua aceitação em ser a personificação da revolta. Além disso a chegada dos rebeldes de um lendário distrito 13 põe ainda mais fogo na nascente revolução.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de Jogos Vorazes? Veja outros posts recentes do blog!
Crédito de foto: Mike Mozart