Hoje vamos explorar o romance de terror gótico O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell. O livro desvenda a degradação psicológica de Jane Hudson, uma ex-estrela mirim dos anos 30, agora na meia-idade, enquanto cuida de sua irmã acamada, Blanche Hudson, uma celebridade de Hollywood.
A edição da DarkSide Books destaca-se por uma bela capa e inclui também os contos O Que Terá Acontecido a Prima Charlotte?, A Estreia de Larry Richards e Primeiro, o Ovo. Assim, a análise se focará na história principal, sem deixar de lado os contos que a acompanham.
➜ Está gostando de conhecer essa resenha de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? Então, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram. Dessa forma você poderá acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso site.
Do Estrelato ao Esquecimento
“Baby” Jane Hudson já não é uma jovem quando a narrativa se inicia. Na casa dos 50 anos, ela vive como cuidadora em tempo integral da irmã acamada, Blanche, em uma mansão de um bairro que já abrigou várias estrelas do cinema. Blanche foi uma dessas estrelas da Hollywood antiga, mas, após o acidente que a incapacitou de andar, sua vida ficou inteiramente nas mãos da irmã. É nessa relação de dependência emocional e física que o enredo se desenvolve.
A escrita de Farrell é simples, mas cativante. Sua experiência como roteirista aparece nas cenas de tensão, que prendem o leitor na ansiedade da narrativa. Jane, que teve seu auge ainda criança, não aceita a perda do sucesso e culpa a irmã por seu fracasso, refugiando-se no álcool. Blanche, por sua vez, ignora os rompantes de Jane, sentindo-se culpada pelo fardo que sua condição representa. Farrell usa a narração em terceira pessoa para explorar essa relação destrutiva entre a imaturidade egoísta de Jane e a passividade resignada de Blanche. A atmosfera degradante e as cenas perturbadoras mantêm o leitor preso às páginas.
Personagens
Aqui, ninguém é inocente. Os personagens são egoístas e corrompidos pelas próprias ambições e necessidades, e a psique das protagonistas é um retrato de como uma criação disfuncional e a fama precoce podem conduzir a comportamentos autodestrutivos e perigosos. “Baby” Jane nunca amadureceu emocionalmente, enquanto Blanche, que viveu à sombra do sucesso da irmã, é incapaz de se impor. O cenário é perfeito para o desenrolar de uma espiral destrutiva, especialmente com a chegada de Edwin Flagg, cuja relação de dependência e ressentimento com sua mãe gera uma das cenas mais freudianas do livro.
Da Literatura ao Cinema
Seguindo a máxima “a vida imita a arte”, a adaptação cinematográfica de 1962 trouxe para a tela uma rivalidade icônica de Hollywood, com Bette Davis e Joan Crawford interpretando, respectivamente, Jane e Blanche. A relação conturbada das duas estrelas – que nunca se soube ao certo de onde se originou – acabou por espelhar a tensão entre as irmãs Hudson. Anos depois de sua estreia, ambas as atrizes haviam perdido relevância em Hollywood, ao ponto de Bette Davis colocar um anúncio em jornal buscando emprego. Foi com a proposta da adaptação de Baby Jane que Crawford respondeu, e Bette aceitou. Assim se iniciou o capítulo mais emblemático (e físico) da rivalidade entre as duas.
O resultado foi um filme de sucesso que reergueu a carreira das duas, com Bette Davis recebendo uma indicação ao Oscar, para o desgosto de Crawford. O êxito, contudo, não dissipou as tensões entre as atrizes, e O Que Terá Acontecido a Prima Charlotte?, outro conto de Farrell cotado para adaptação com o mesmo duo, acabou sendo estrelado apenas por Bette Davis depois que Crawford abandonou o projeto, citando divergências criativas e uma pneumonia.
Os Contos Adicionais
Além de Baby Jane, esta edição da Dark Side Books traz outros contos sombrios de Farrell, onde ele continua explorando os meandros do comportamento humano e do meio artístico. O Que Terá Acontecido a Prima Charlotte? é uma história gótica e intimista, que nos apresenta uma herdeira sulista atormentada por um trauma de seu passado, prestes a ver sua casa demolida para dar espaço a uma nova rodovia. O terror psicológico aqui se mistura com o suspense, desafiando o leitor a questionar o que é real e o que é delírio de Charlotte.
Em A Estreia de Larry Richards, Farrell flerta com o suspense de ação ao acompanhar a primeira aparição de um ator consagrado no teatro, mas cuja estreia na televisão é comprometida por seu temperamento e problemas pessoais. E, por fim, Orvil, de Primeiro, o Ovo, parece ser o personagem mais inocente da coletânea, mas sua obsessão egoísta em validar sua história – onde sobreviveu a uma avalanche no Ártico com apenas um ovo como troféu – evidencia um desejo desmedido por reconhecimento e valor.
Conclusão
Essa coletânea de Henry Farrell, encabeçada por Baby Jane, traz histórias que escalam de forma inquietante e surpreendente. A escrita, embora simples, é envolvente, e a construção de personagens e das cenas de tensão são habilidosas o bastante para prender o leitor. Uma ótima recomendação de leitura para o Halloween ou para quem busca histórias psicológicas e perturbadoras.
Detalhes da edição brasileira:
- Título: O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
- Autor: Henry Farrell
- Editora: DarkSide
- Data da publicação: 30 de novembro de 2020
- Número de páginas: 314 páginas
Gostou dessa resenha de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? Então, deixe seu comentário e me conte o que achou da obra.