A Companhia Negra é uma série de livros de fantasia escrita pelo autor Glen Cook. A série é conhecida como “The Black Company” em inglês, que é o título original e é composta por vários romances e contos que seguem as aventuras de um grupo de mercenários. A história é ambientada em um mundo de fantasia sombrio e violento. Neste texto você irá conhecer a ordem dos livros de A Companhia Negra e entender melhor os temas apresentados na saga.
Os livros exploram temas como guerra, política, magia e moralidade. A Companhia Negra é contratada para realizar uma variedade de tarefas, desde batalhas até missões de espionagem, e os personagens enfrentam desafios complexos e perigosos ao longo da série.
Originalmente publicado em 1984, o primeiro volume da série de The Black Company fez o talento do autor emergir das águas da literatura. Sua proposta original e sua escrita singular tornaram Glen um grande best-seller. No entanto, somente em 2012 a série foi publicada no Brasil..
O autor constrói uma narrativa em um mundo épico e fantástico, onde uma magia obscura é elemento fundamental em batalhas sangrentas. Inteiramente em primeira pessoa, a narrativa se dá pela voz de Chagas, os olhos e ouvidos da Companhia. Chagas é o médico e escriba do grupo, e também o protagonista. O autor nos faz sentir como se realmente estivéssemos lendo os relatos de alguém que documentou fatos históricos, mas com muita emoção nas palavras.
Embora Glen não tenha se preocupado tanto em dar grande riqueza de detalhes a respeito de personagens e cenários, a leitura não perde a profundidade, somente ganha dinâmica e dá liberdade para o imaginário de cada um.
A Companhia Negra é um grupo de guerreiros mercenários, que ganharam fama pelos seus dias de glória, suas campanhas avassaladoras ecoaram por todos os lugares. Os nomes verdadeiros de cada um de seus guerreiros é desconhecido. Aquilo que eles foram antes de entrarem para a companhia não importa mais. Além disso, feitiços podem ser mais difíceis de serem aplicados à quem não se sabe o nome.
Então, mesmo que eles já não estejam em seus melhores dias, Dama, a poderosa feiticeira que despertou de um sono profundo, os quer sob seu poder. Ela quer a Companhia Negra como a sua “Tropa de Elite” pessoal.
>>> Caso esteja gostando do nosso artigo sobre a ordem dos livros de A Companhia Negra, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais: Instagram; Canal do Telegram e Canal do Youtube, para acompanharem resenhas como essas em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links dentro do texto, você ajuda o nosso blog.
1 – A Companhia Negra
Esta obra que nomeia a série é, obviamente, o primeiro volume na ordem dos livros de A Companhia Negra.
Há muito tempo, em uma era sombria, o Dominador e a Dama governaram todo o vasto mundo conhecido. De modo avassalador, eles colocaram todos os seus oponentes no chão e estabeleceram seu reinado rigoroso e cruel.
Após terem vencido todas as batalhas, transformaram seus piores inimigos em criaturas lastimáveis e poderosas, lhes nomeando como os Tomados, condenados a servi-los para sempre.
Entretanto, naquele tempo havia um grupo rebelde que atuava sob o comando da Rosa Branca. Eles foram capazes de aprisionar as duas entidades poderosas e seus servos em um sono que durou eras.
Agora, no presente da narrativa, Dama despertou do sono profundo e tem os 10 Tomados ao seu lado, sedentos por vingança e loucos para recuperar tudo aquilo que lhes foi tirado.
Com o processo de reconquista em andamento, A Companhia Negra cruza o caminho de Dama através do Apanhador de Almas.
O grupo mercenário se manteve glorioso durante muito tempo, sempre fiel aos seus contratos e prosperando. No entanto, atualmente a Companhia Negra é um grupo de alguns poucos guerreiros que trabalha para o governante de uma ilha. Os dias gloriosos ficam cada vez mais distantes e talvez já teriam sido esquecidos se não fosse por Chagas, que preserva com veemência cada detalhe do passado lendário.
Neste contexto, eles recebem a tentadora proposta de se juntar às forças de Dama e, então, eles não podem negar.
A escolha parecia óbvia, porém, logo eles começam a se questionar se fizeram a escolha certa. Eles estão envolvidos em um meio trevoso e conflituoso, onde as intrigas e tormentas são intensas. Além disso, os Tomados são criaturas hostis que lutam constantemente entre si.
E quando há rumores de que nasceu uma criança que é a própria reencarnação da Rosa Branca, Chagas se vê em uma crise interna, assim como outros membros do grupo de mercenários.
Então, mesmo que seu fascínio pela figura de Dama seja forte, o sentimento de acreditar ter escolhido o lado errado para lutar pesa muito.
2 – Sombras Eternas
Sombras Eternas é o segundo volume da ordem dos livros de A Companhia Negra. Alguns personagens conhecidos continuam na narrativa, mas também são introduzidos outros novos.
Ao menos no início, não podemos reaver aquele clima bélico da primeira narrativa, onde acompanhamos muitas batalhas em um ritmo fluente. Ao invés disso, observamos as cenas em sua maioria no mesmo lugar e a vida das tabernas passa a ser o entretenimento. Negócios ilícitos, trapaças e cada ser tentando se dar bem naquele ambiente adverso.
Glen Cook continua com sua linguagem direta, mas em um primeiro momento podemos nos aprofundar um pouco mais em alguns personagens individualmente enquanto somos atirados de cena em cena.
A história de Sombras Eternas se passa vários anos depois dos acontecimentos do primeiro livro. Ao passo que a trama ganha corpo, observamos A Companhia Negra se enredando em mais uma empreitada obscura. Após ter ajudado Dama a inibir o movimento rebelde, os nossos queridos mercenários têm de eliminar um castelo misterioso na cidade de Zimbro.
Mas, para a surpresa dos integrantes, nesta mesma cidade habitam Corvo e Lindinha, dois ex-membros da Companhia, que guardam grandes segredos. Acredita-se que eles tenham deixado a Companhia Negra para se juntarem aos rebeldes liderados pela Rosa Branca.
É claro que mais uma vez somos conduzidos pela voz de Chagas, o cronista excêntrico por quem os leitores se apegam muito. Ele parte para Zimbro com o grupo, onde se passa a maioria da ação. Criaturas fantásticas e sombrias estão por todos os lados. Lá, encontramos um segundo narrador, que nos oferece uma visão de dentro para fora daquele submundo.
Chagas sempre foi um homem leal e um conflito entre bons amigos parece terrível. E tudo se torna ainda mais caótico à medida que a Companhia Negra se aproxima de executar sua missão: destruir o misterioso castelo.
3 – A Rosa Branca
A Rosa Branca é o terceiro volume na ordem dos livros de A Companhia Negra. Nesta nova trama, a série de Glen Cook atinge o mais alto nível de sua fantasia. Na Planície do Medo, os leitores se deparam com um ambiente tão empolgante quanto incondizente. Não se assuste se grandes pedras falarem com você ou se de repente você olhar para o céu e enxergar uma baleia.
O grupo de mercenários que acompanhamos desde o início quase chegou à ruína e teve de fugir de Zimbro e de Dama, sua antiga empregadora. Alguns anos depois, eles conseguiram se reestruturar e, sob o comando de Lindinha, a própria reencarnação da Rosa Branca, têm mais uma jornada de assombrosas batalhas.
Rosa Branca e Dama marcam os dois lados de uma rivalidade de séculos. Todavia, neste momento, uma ameaça maior cai sobre as duas partes e as duas forças que se antagonizaram em grandes batalhas talvez precisem se unir para conseguir prosperar.
O incansável Dominador planeja mais uma tentativa de se libertar de seu túmulo e talvez não haja tempo o suficiente para impedi-lo. Aquele ser cruel e sedento por poder não descansará enquanto não conseguir sua vingança. Se ele se libertar, pode não demorar muito para que ele coloque o mundo novamente aos seus pés.
Nesta situação crítica, decisões importantes precisam ser tomadas e Chagas, mais uma vez, nos conduz em meio ao clima tenso. O médico e cronista, além disso, deverá assumir um papel decisivo para este final. Uma escolha errada pode ser fatal, qualquer passo em falso pode significar uma nova era de terror e escuridão.
Neste desfecho eletrizante, o autor anexa de vez sua obra no quadro dos grandes clássicos da ficção.
Glen Cook é realmente um escritor fantástico, entregando uma leitura de alto nível do início ao fim. The Black Company é a sua obra mais famosa, todavia, o autor possui vastos trabalhos grandiosos ainda pouco explorados no Brasil.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de A Companhia Negra? Veja também outros artigos recentes do blog!
No post found!