Neste artigo, você vai conhecer os 12 melhores livros de John Grisham, com esta seleção feita por nós do blog Os Melhores Livros.
Possivelmente, algum leitor pode sentir a falta de algum título nesta lista. A questão é que o autor tem dezenas de livros publicados; e não são quaisquer livros; são livros que alcançaram altos números de vendas, por suas trama tão bem elaboradas, envolventes e eletrizantes.
John é um best-seller veterano que teve várias de suas obras adaptadas para o cinema. Inclusive, com a atuação de atores como Tom Cruise e Denzel Washington, para se ter uma ideia. Imagina o que é ser simplesmente o sexto autor mais lido dos Estados Unidos!? (informação da Publishers Weekly)
Predominantemente escrevendo Thrillers jurídicos, já vendeu mais de 300 milhões de exemplares ao redor do mundo e seus livros já foram traduzidos para mais de 40 idiomas.
Enfim… Quero fechar a introdução com a frase de Ken Follet: “O melhor escritor de suspense da atualidade.”
➜ Antes de prosseguir com os livros de John Grisham, eu tenho uma sugestão para você: não perca mais nenhuma publicação do nosso blog, se inscrevendo nos nossos outros canais de comunicação. Você será avisado sempre que sair um novo post → Canal no Youtube, Canal do Telegram e Instagram.
1 – Jake Brigance
Na verdade, este primeiro da nossa lista não é exatamente um livro, mas sim uma série de livros. Nesta série, acompanhamos casos tenebrosos e profundos em que Jake Brigance, o advogado protagonista, tem de atuar.
A saga de Jake Brigance é a obra mais gloriosa de John Grisham, em que cada um dos livros que a compõem foram grandes best-sellers. Aliás, Tempo de Matar — o primeiro livro da série — foi o primeiro livro publicado pelo autor, em 1989. Foi adaptado para o cinema em 1996.
Os livros que compõem a série de Jake Brigance são:
- Tempo de Matar;
- Sycamore Row (sem tradução para PT-BR)
- Tempo de Perdoar;
- Sparring Partners (sem tradução para PT-BR)
2 – Cartada Final
Entre os melhores livros de John Grisham não poderia faltar Cartada Final. Aqui, o autor oferece um suspense investigativo de tirar o fôlego.
Após o advogado Keith Russo ter sido morto a tiros dentro de seu escritório, todos os olhares caíram sobre Quincy Miller, um jovem negro ex-cliente da vítima. Como o assassino não deixou pistas nem testemunhas, alguns indícios levaram a condenação de prisão perpétua para Quincy.
22 anos depois, ele continua preso, esquecido pela justiça. Então, em um ato de desespero, o condenado envia uma carta a uma organização que tem a proposta de lutar contra esses tipos de injustiças do sistema. Assim, ele chama a atenção do advogado Cullen Post, que começa a investigar o caso.
Mas, pessoas poderosas estão por trás do acontecimento de muitos anos atrás; eles já mataram um advogado e não hesitariam em matar outro.
3 – Justiça A Qualquer Preço
Justiça A Qualquer Preço é mais um entre os aclamados livros de John Grisham. Nesta obra, fica evidente que a habilidade criativa do autor é, no mínimo, invejável!
Três jovens deslumbrados no começo da vida, angariam uma dívida monstra para financiar seu sonho de se formar em Direito e “mudar o mundo”. Mas, não há com o que se preocupar, não é? Após terminarem a faculdade, conseguirão pagar a dívida tranquilamente, certo?
Não. Na verdade, no último semestre eles descobrem que estão numa verdadeira enrascada, pois a maioria esmagadora dos formandos não conseguem passar no exame da Ordem dos Advogados, muito menos conseguem bons empregos.
Quando eles descobrem que a universidade pertence a um operador de investimentos de alto risco e que, não por acaso, esse mesmo cara tem um banco especializado em empréstimos estudantis, percebem que caíram em uma cilada financeira. Agora, eles embarcarão em uma jornada adrenalizante, em uma luta contra pessoas e sistemas poderosos e vão precisar de todo conhecimento adquirido para isso.
4 – Acerto de Contas
Atingindo o ápice do mistério investigativo, John Grisham entrega aos leitores um livro com uma trama simplesmente única.
Pete Banning é um cidadão exemplar, morador do Mississipi. Um fazendeiro respeitado e um herói de guerra. Além disso, trata-se de um homem de família, de uma casa respeitável, e um membro fiel da Igreja Metodista da região.
Então, por que ele entraria na igreja pela manhã e friamente mataria o reverendo com 3 tiros? Pois é… Foi exatamente isso que ele fez!
Um mistério que pairou sobre a mente das pessoas por muito tempo. O mais intrigante é que Pete não diz absolutamente nada a respeito do crime. Os advogados querem salvá-lo da cadeira elétrica, mas não têm nenhum argumento para isso e o réu está disposto a morrer levando o seu segredo para o túmulo.
5 – A Firma
A Firma jamais poderia faltar na lista de melhores livros de John Grisham. Descrita pelo próprio autor como uma das obras mais marcantes de sua carreira, A Firma recebeu uma adaptação para o cinema em 1993 estrelada por Tom Cruise.
A trama deste livro leva o protagonista do ápice da empolgação à aflição de um beco sem saída que pode ser mortal.
Quando Mitch McDeere é contratado por uma firma com as melhores condições de trabalho do país, tem certeza de que é um homem realizado: alto salário, uma BMW, dívidas estudantis quitadas, um financiamento de imóveis com juros ótimos… Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo?
Certo dia, Mitch é procurado por um agente do FBI, que dá declarações bombásticas sobre a firma e o pressiona para que se torne informante. Agora, se não colaborar com a polícia, terá sérios problemas com a justiça e se a empresa descobrir qualquer vestígio de que ele está vazando informações pode ser o fim da sua vida.
6 – O Dossiê Pelicano
Este é outro que, definitivamente, não poderia faltar na nossa lista de melhores livros de John Grisham. O livro foi publicado originalmente em 1992 e no ano seguinte, 1993, recebeu uma adaptação para o cinema estrelada por grandes nomes como Denzel Washington e Julia Roberts.
Atualmente, em 2020, a Editora Arqueiro lançou uma edição deste livro no Brasil, que está classificado entre os mais vendidos da plataforma Amazon (no momento em que este artigo foi escrito).
Em uma mesma noite, dois membros da suprema corte dos Estados Unidos foram assassinados, em cidades diferentes. Mas o crime, muito bem executado, quase não deixou pistas.
É aí que entra Darby Shaw, uma estudante de Direito brilhante. Por conta própria, ela vai em busca de evidências. Com grandes habilidades investigativas, ela encontra algo que pode ser um ponto de ligação entre os dois assassinatos e isso aponta para um nome surpreendente, que mesmo ela chega a duvidar.
Não demora muito para que Darby se dê conta de que ela está correndo risco de vida. Em uma situação extremamente complicada, a única pessoa em que ela pode confiar é o repórter Gray Grantham.
7 – O Homem Inocente
O Homem Inocente é mais um sucesso do autor que inspirou uma adaptação para as telinhas. O livro inspirou Inocente, a série documental da Netflix.
O livro narra a trágica história de Ron Williamson, que aos 18 anos tinha um futuro brilhante pela frente, pois provavelmente se tornaria um grande jogador de baseball. Então, deixou Ada, sua terra natal, para se tornar um grande atleta. No entanto, teve seu sonho frustrado por uma lesão e 6 anos depois está de volta a sua terra natal, na casa de sua mãe, vivendo dias deprimentes.
Como se a vida dele já não estivesse despedaçada demais, Ron acaba sendo acusado de um crime terrível. Uma garçonete havia sido estuprada e morta anos atrás, mas o assassinato ficou sem nenhuma resposta. Porém, agora algumas frágeis evidências apontam para o ex-jogador.
Assim, após acusações, testemunhos falsos e provas corrompidas, ele é condenado à morte. Mais uma trama excepcional de John.
8 – A Delação
Neste livro, John elabora uma trama complexa em meio a uma série de elementos diplomáticos e políticas repudiáveis, como conflitos de interesses, corrupção, favorecimentos ilícitos, delações premiadas… Termos que o brasileiro conhece bem. Entretanto, a narrativa se passa na Flórida.
Acompanhamos Lacy Stoltz em uma jornada perigosa. A protagonista, que trabalha para o Conselho Judicial da Flórida, está investigando a atuação de uma juíza que autorizou a construção de um cassino em uma reserva indígena, o que ajudou o crescimento dos negócios de Vonn Dubose.
O empresário ganancioso não hesita em cometer qualquer ilegalidade ou crime para conseguir alcançar seus objetivos e, por isso, é de certo que Lacy e seus colegas do conselho estão correndo grande risco.
9 – O Advogado
O Advogado é mais uma obra de grande sucesso em vendas. O livro traz em si a essência da escrita que fez John Grisham alcançar o patamar mais alto do mercado editorial.
Este suspense tem como centro da narrativa um advogado. O protagonista trabalha para uma enorme agência de advocacia de Washington e, portanto, é um sujeito financeiramente muito bem sucedido.
Todavia, quando um acontecimento mexe radicalmente com a cabeça do advogado, ele começa a refletir sobre si mesmo e tem uma abrupta mudança de vida.
Ele e seus colegas de trabalho sofreram um ataque de um morador de rua, que os manteve reféns. Mas o acontecimento o levou a saber o porquê da atitude do mendigo e o advogado não pretende simplesmente ignorar tudo isso.
10 – Caminhos da Lei
Em Caminhos da Lei, John Grisham nos leva de volta para o lugar onde foi desenvolvido o seu primeiro grande sucesso: o Mississipi.
Na verdade, este livro é um compilado de pequenas histórias que vão te manter imerso por bastante tempo em tramas muito bem elaboradas e envolventes. Entre elas estão:
- Uma cadeirante que viaja para visitar seu caçula no corredor da morte;
- Um advogado pinguço e fracassado que vê a chance de mudar de vida em um caso esquecido há muito tempo;
- Um analista de seguros se reinventa com uma máquina de jogar cartas;
- Um charlatão que trabalha em um asilo e vê a oportunidade de aplicar alguns golpes;
- Um velho caso volta a assombrar a vida de um advogado, que se vê em perigo;
- Um antigo morador volta para casa na expectativa de viver seus últimos dias.
11 – O Dilema
O Dilema entra na nossa lista de melhores livros de John Grisham. Apesar de não ser assim tão popular no Brasil, foi uma obra muito elogiada pela crítica e é um best-seller relativamente atual do autor.
Nesta narrativa, acompanhamos Samantha Kofer, uma advogada com uma carreira invejável em uma firma de advocacia de Wall Street. No entanto, com a recessão, ela perdeu seu emprego.
Contudo, a empresa oferece a Samantha a oportunidade de trabalhar em uma ONG de assistência jurídica, sem remuneração. Dessa forma, depois de 1 ano, ela teria a chance de talvez ter seu emprego de volta.
Mas essa situação a levará para uma pequena cidade na Virgínia, onde os processos do sistema legislativo muitas vezes não alcançam, onde o submundo da mineração se sustenta conforme suas próprias diretrizes. Em pouco tempo, a protagonista se vê em uma trama complicada, que pode lhe custar até mesmo a vida.
12 – O Júri
Em O Júri, o autor nos mostra mais uma vez o lado obscuro do sistema, onde todos os tipos de artimanhas, falcatruas, subornos e coisas do tipo acontecem nos bastidores dos processos judiciários. Além disso, a narrativa trata de um assunto preocupante e atual da sociedade dos EUA.
No centro de uma importante batalha jurídica está uma gigante da indústria do tabaco. Para sua defesa, é chamado Rankin Fitch, um profissional que não faz absolutamente nenhuma questão de agir conforme procedimentos previstos na constituição. Até mesmo criminosos estão inclusos em suas cartas da manga para conseguir as vitórias.
Porém, após uma determinação do juiz, seus planos quase foram definitivamente por água abaixo, mas a possível solução surpreendentemente vem de uma jovem, que lhe fez uma proposta.
Gostou de conhecer os melhores livros de John Grisham? Veja também outros artigos recentes do blog!