Neste texto, você irá acompanhar uma resenha de A Incrível Lavanderia dos Corações, de Yun Jungeun.
A Incrível Lavanderia dos Corações é um livro de fantasia escrito pelo autor coreano Yun Jungeun, traduzido para o português por Núbia Tropéia. O livro foi lançado no Brasil em 2024 e rapidamente se tornou um fenômeno literário.
A história se passa em um lugar mágico conhecido como Lavanderia dos Corações, localizada no topo da colina mais alta da Vila dos Cravos. Esta lavanderia não é comum; é um lugar onde pessoas vão para buscar alívio emocional e conforto.
A protagonista, Jieun, é uma mulher misteriosa que administra a lavanderia. Ela possui dons especiais que lhe permitem realizar desejos e aliviar o sofrimento das pessoas. Quem visita a lavanderia e bebe o chá especial de Jieun tem a oportunidade de compartilhar suas memórias mais dolorosas e decidir se deseja apagá-las.
Temas e Reflexões retratados na obra:
- É possível eliminar completamente a angústia?
- Deveríamos acabar com nossas feridas emocionais?
- Quem somos nós sem as partes mais complicadas do nosso passado?
A obra explora a conexão entre tristeza e alegria, mostrando como nossas mágoas moldam quem somos. Além de ser uma fantasia comovente, o livro oferece uma lição de empatia e coragem para enfrentar e abrir nossos corações às experiências da vida.
➜ Está gostando da nossa resenha de A Incrível Lavanderia dos Corações? Esse texto foi escrito após um convite ao IG literário @blogleituranna, criado pela autora Anna Luíza Tenório. O site Os Melhores Livros também está presente no Youtube, Telegram e Instagram, nos quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no blog!
Enredo
Quando uma história não promete muitas emoções, mas sim a grande promessa de cura, e de conforto, o leitor pode confiar em uma ficção de cura lançada pela editora Intrínseca.
Na pequena Vila dos Cravos, surge uma pequena lavanderia. Mas, diferente de todas as outras, ela promete fazer uma verdadeira lavagem na vida e nas roupas da pessoa. Todas as manhãs são histórias – boas ou ruins – mas cada uma é responsável por moldar a vida de cada pessoa que chega na pequena lavanderia.
A Protagonista
Jieun, apesar de ter perdido sua família na calada da noite, por situações que não consegue explicar, navega durante diversas vidas para encontrá-los. E, durante todas essas vidas, traz uma bagagem de ensinamentos e histórias inspiradoras.
Ela nasceu com a incrível capacidade de realizar desejos e apaziguar mágoas e rancores dos corações, mas cansada de ver tantas pessoas tristes e escolhendo rumos dolorosos para a sua vida, ela decide ajudá-los.
Diferente do que os seus pais queriam, Jieun não consegue enxergar o mundo, tão quebrado e não poder ajudar. Então, durante as suas diversas vidas, ela decide criar raízes na pequena Vila dos Cravos.
A Lavanderia
A pequena vila parecia com as diversas cidades que frequentou, mas naquela em específico ela sente um calor que não sentia há muitos anos, o calor de casa.
“O melhor presente que um ser humano pode receber vem embrulhado em adversidades. Se estiverem passando por problemas hoje, é porque estão se preparando para receber um presente. E talvez vocês desembrulhem algo incrível.”
A sua pequena lavanderia parece ser bastante comum, contudo, logo chama a atenção de todos os moradores da pequena vila, principalmente por ser ao lado de um restaurante/bar mais popular do vilarejo.
Os primeiros visitantes vão em busca de curar suas roupas, de conforto e de cura. Cada um possui uma realidade diversas, com arrependimentos antigos, desilusões amorosas, infâncias sofridas e sonhos deixados de lado.
Será possível eliminar de vez uma angústia? Acabar com nossas feridas seria a coisa certa a se fazer? E, afinal, quem somos nós sem as partes mais complicadas do nosso passado?
Com essas perguntas, A Incrível Lavanderia dos Corações traz uma história reflexiva sobre a importância do “querer bem” e de “gostar de si mesmo”.
Sobre a Ficção de Cura
Assim como diversos livros do mercado que vem revolucionando a forma como nós leitores consumimos literatura, a escritora Yun Jugeun trouxe mais uma história “care fiction”, ou seja, ficção de cura. Esse gênero literário consiste em histórias de conforto, com ambientes acolhedores, em que o leitor possa se sentir confortável com a narrativa sobre relações humanas.
Nessa obra, me vi entretida com todos os personagens e seus dilemas mais intrínsecos. Muitos deles trazem dilemas da vida adulta, como relacionamentos, trabalho e vida moderna, fazendo com que a história se torne palpável e realista.
“Ainda que vivesse renascendo havia um bom tempo, ela se martirizava pelos erros do passado… Era por isso que não conseguia ver com clareza aquilo de que precisava.”
Muitas obras do nicho vêm se popularizando no Brasil e no mundo (sendo que a mais famosa delas é Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong). Assim, o leitor se torna o personagem principal da história, visto que, é dele que virá as reflexões sobre a história, e claro a identificação mútua.
Cada personagem traz uma temática moderna e diferente, atingindo diversos nichos e públicos. A história traz personagens cansados dos seus trabalhos tumultuados, influenciadores infelizes com a sua imagem, casamentos que acabaram devido a diversas situações e uma protagonista que busca paz e mudar cada coração.
A idealização da lavanderia nasce com a certeza de poder tirar aquela mancha mais profunda do coração, na qual, vem “atrapalhando” a evolução pessoal dos personagens. Mas, com isso, vem a reflexão central da história, que é a felicidade.
Reflexão Para a Vida Moderna
Mesmo sendo uma obra com pouco mais de 208 páginas, a escritora procurou ser sucinta em suas palavras, principalmente no ponto principal da história.
Sem dúvidas, cada personagem da história tem uma importância exponencial para a personagem principal, uma vez que, a mesma reflete sobre a sua própria vida, e cresce – mesmo tendo vivido diversas vidas – sobre o mundo e homem.
Eu, como leitora, me senti muito tocada com o livro, principalmente em algumas passagens onde a escritora procura sensibilizar o seu leitor.
“Essas pessoas só conseguem viver porque escondem a tristeza por trás do sorriso. E tem gente que só consegue relaxar depois de se livrar do que machucou o seu coração.”
Contudo, diferente da maioria dos livros disponíveis no mercado, o livro não é uma história corrida, no qual, o leitor poderá ler em apenas um dia. Pelo contrário. Acredito que é uma história de momentos, de passagem. Ou seja, é um livro para momentos especiais, no qual você realmente está precisando de uma palavra amiga, um momento confortável na sua vida.
Sinto que a escritora possa ter descrito diversos momentos do seu cotidiano, principalmente quando alguns personagens trazem dilemas sobre trabalho, sonhos e relacionamento.
A Conexão Com os Leitores
Muitos deles abordam situações que o próprio leitor pode ter passado, como por exemplo, a dúvida entre seguir os seus sonhos ou se manter economicamente. Esse é o ponto principal de muitas histórias, a verdadeira busca da felicidade.
Em outros aspectos, a história aborda o impacto das redes sociais na vida dos jovens, principalmente com o crescimento exponencial das redes, e da depressão. E, em meio a isso, a relação entre identidade e família é colocada em pauta, como uma forma de entender o verdadeiro sentido da vida.
Muitas vezes, a história não traz o verdadeiro sentido de ser escrita daquela forma, mas acredito que o grande ponto seja exatamente esse. Assim como Jiuen, muitos jovens-adultos estão transitando pela vida sem rumo, perdidos, sem qualquer noção de como buscar a real felicidade própria, e dentro da história a autora alerta sobre o verdadeiro sentido de ser feliz consigo mesmo, e o quão importante é isso.
Sem dúvidas, além de ser um livro confortável, é uma história moderna e cativante, que renova o desejo de transformação.
Se você pudesse remover uma mancha do seu passado, você seria mais feliz? Essa é a primeira questão do livro, que muitas vezes pode ser respondida de maneira simples, mas ao finalizá-lo, o leitor é levado a crer diferentes formas de responder a uma simples questão.
Particularmente, me senti extremamente tocada e apaixonada com a forma como a escritora trouxe o livro. Uma história leve, mas importante para todos aqueles que estão em dúvida sobre a vida. Com certeza, estamos diante de um dos melhores livros do ano.
Conclusão
Finalizamos essa resenha de A Incrível Lavanderia dos Corações ressaltando que nessa obra o leitor se sente em casa. Tanto a protagonista, Jieun, e os personagens que aparecem com o intuito de terem a suas vidas modificadas, mostram o poder que a felicidade tem na vida de todos nós.
Muitas vezes, a intensa busca por crescimento, não está atrelado à felicidade, ao prazer próprio. Muitas vezes, o que realmente necessitamos é de sentir orgulho de nós próprios, de ter a certeza que estamos no caminho certo, pela primeira vez.
Recomeços são difíceis, mas não impossíveis, e a escritora Yun Jungeun traz a possibilidade de todo leitor se identificar e alcançar os seus sonhos. Assim, esse é, com certeza, um dos melhores livros da minha estante!
Detalhes da edição brasileira:
- Autor: Yun Jungeun
- Tradução: Núbia Tropéia
- Editora: Intrínseca
- Data de Lançamento: 3 de abril de 2024
- Páginas: 208 páginas
Gostou de conhecer essa resenha de A Incrível Lavanderia dos Corações? Comente abaixo o que achou da obra!