Hoje vamos falar sobre um fenômeno atual da literatura. A chinesa Chloe Gong teve seu nome estampado nas prateleiras mais altas do mundo literário nos dois últimos anos com sua obra Prazeres Violentos, lançada em fevereiro de 2022, permanecendo nada menos que 49 semanas na lista de best-sellers do The New York Times. Agora, em 2023, a autora lançou a sequência Finais Violentos, que alcançou a posição #1 da lista do jornal mais famoso do mundo. Então, confira no texto a ordem dos livros de Prazeres Violentos.
A obra da autora chinesa é incrivelmente densa. Com cerca de 500 páginas cada volume, Chloe explora um cenário incrível e histórico: a Shanghai dos anos 20.
Ela destaca aspectos históricos, como as disputas políticas e as influências estrangeiras na cidade daquela época, mas também inclui mistérios e características fantasiosas na narrativa.
Temos grandes pólos que conferem grandes tensões, como a luta entre os comunistas e os nacionalistas e as duas poderosas gangues da cidade: os Escarlates e as Flores Brancas.
Em meio a isso, há um grande romance, protagonizado por dois personagens complexos e apaixonantes, muito bem trabalhados pela autora.
São muitos os elementos que fazem desta obra algo extraordinário e uma recomendação de leitura certeira.
➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Prazeres Violentos, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.
1 – Prazeres Violentos
Com Prazeres Violentos, Chloe Gong estreia no mercado editorial. E que estreia! Esta é uma reconstrução da obra de Shakespeare, Romeu e Julieta, que se passa na Shanghai dos anos 20 e explora um romance proibido, mistérios intrigantes e surtos coletivos por parte dos leitores.
O que de tão ruim poderia acontecer se os dois herdeiros das duas maiores gangues de Shanghai se apaixonassem? As duas rivais detém o controle do crime na cidade e, entre a disputa por poder, se encontra o amor.
Bom, para não deixar dúvidas sobre a inspiração da autora, o nome da protagonista é Juliette. Ela passou um bom período na América e agora está de volta a Shanghai. Como herdeira da gangue Escarlate, uma das mais respeitadas e poderosas da metrópole Chinesa, a jovem tem o peso de uma importante reputação a zelar. Um legado que põe sobre os ombros da jovem Juliette o peso de gerações!
E, como se não bastasse tamanha responsabilidade, a protagonista lida com a dor de um amor frustrado por uma traição. Se apaixonar pelo inimigo é um pecado no mundo do crime e ela entregou seu coração ao filho do líder da gangue rival igualmente poderosa: Flores Brancas. O Jovem perspicaz usou da confiança dela para beneficiar sua gangue. Assim, a guerra entre as duas fortes entidades chega ao ápice.
Roma Montagov, esse é o nome dele. Assim como Juliette, ele tem um legado grande para dar continuidade. Ele é herdeiro da gangue Flores Brancas e bem sabe como os russos são orgulhosos e intolerantes a qualquer tipo de falha. Um amor proibido como esse jamais teria espaço entre corações tão gelados. Tempos atrás, Roma se apaixonou pela herdeira da gangue rival e sofreu o caos provocado pelos boatos que rolaram. Agora sabe o peso do nome que tem.
A Flores Brancas se consolidou como a segunda força controladora das ruas de Shanghai, equilibrando o jogo com a Escarlate.
A política e o mundo do crime formam um paralelo complexo e envolvente, o que dá um pano de fundo interessante à narrativa. Em meio a isso, Chloe mistura tons enigmáticos e macabros, envolvendo um monstro que começa a atacar as docas.
As ruas estão cada vez mais perigosas e agitadas, o anseio comunista vem ganhando força entre a população, Britânicos e Franceses com suas intervenções repugnantes… Uma releitura de Romeu e Julieta como você nunca leu!
2 – Finais Violentos
Finais Violentos é a conclusão épica do que se iniciou em Prazeres Violentos. Uma narrativa arrebatadora e eletrizante, cheia de reviravoltas e com as tramas se intensificando gradativamente. O livro esteve na posição #1 da lista de best-sellers do The New York Times, se provando tão bom quanto o volume anterior.
O começo se dá após alguns meses dos momentos finais chocantes de Prazeres Violentos. Depois de tudo que aconteceu, Roma mantém um rancor gigante por Juliette, que agora é sua principal inimiga.
No entanto, há detalhes que ele não sabe, como os fatos sobre a morte falsa de Marshall. Roma a odeia a garota que um dia amou por ter assassinado seu melhor amigo. Juliette, por outro lado, sacrificou seu relacionamento com seu amado para protegê-lo, pois fazendo-o odiá-la seria a única maneira de salvá-lo da ira dos Escarlates.
E agora, com tudo que está acontecendo, Juliette tem tramas muito delicadas dentro de sua gangue para resolver agora. Seu primo está a poucos passos de assumir a liderança. E isso seria terrível!
Do lado de Roma, vemos um sentimento de raiva e culpa muito grande, pois se sente culpado por ter deixado a perigosa Juliette voltar para a sua vida e, agora, seu ódio por ela é tão grande quanto seu amor. Mas ele não pretende falhar dessa vez!
Enquanto o romance complicado segue palpitante, o clima em Shanghai fica cada vez mais tenso. A grande cidade está à beira do caos, pois não há apenas o ápice da disputa entre dois clãs criminosos super-poderosos, mas há também a disputa entre os comunistas e os nacionalistas. Shanghai está borbulhando como uma panela de pressão.
Como se não bastasse todas essas problemáticas simultâneas, temos também um bilhete misterioso que traz uma ameaça iminente do criador do monstro que assombrou a cidade tempos atrás.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de Prazeres Violentos? Veja também outros artigos recentes do blog!