Uma Questão de Química é um livro de Bonnie Garmus que narra a história de Elizabeth Zott, uma cientista brilhante cuja vida muda drasticamente quando ela se torna a estrela de um programa de culinária na TV. Neste texto, vamos fazer uma resenha de Uma Questão de Química para entendermos melhor todas as nuances da obra.
Ambientado nos anos 1960, o livro explora a luta de Elizabeth para se afirmar em uma comunidade científica desigual, onde os homens a silenciam e sabotam. A exceção é Calvin Evans, um colega que a valoriza por sua inteligência. Após anos, Elizabeth se vê criando sua filha e, por acaso, se torna uma celebridade na TV, desafiando não só a culinária, mas também os papéis das mulheres na sociedade.
Dentro desse contexto, conheceremos uma cientista mulher e empoderada, entre os anos cinquenta e sessenta, começa a desafiar a sociedade e o seu leitor, temos um dos melhores livros que tive a oportunidade de conhecer.
Não acreditando em rótulos de gênero, a nossa protagonista desafia a todos os homens e mulheres que não acreditam no seu potencial. Contudo, para conquistar o seu espaço, ela passará por diversas situações que trazem uma grande reflexão sobre feminismo e questões sociais.
“Ela não tinha a informação nem a experiência dos outros. Não só carecia das mesmas credenciais de seus colegas, como não tinha artigos, apoio dos pares, suporte financeiro e prêmios. No entanto, ela sabia que iria chegar a algum lugar.” Pág. 76.
Dividido entre dois momentos, passado e futuro, em primeiro plano encontramos Elizabeth como uma cientista que passou por abusos, descasos e grandes disparidades de salário e tratamento. Mesmo passando por todos os processos seletivos, a sociedade e as instituições de ensino não a credibilizaram por seus títulos, o que, infelizmente, fazia parte da época. Contudo, ao longo da história, são mostradas as tentativas de dignidade que ela e outras mulheres travam para serem reconhecidas.
>>> Está gostando da nossa resenha de Uma Questão de Química? Esse texto foi escrito após um convite ao IG literário @blogleituranna, criado pela autora Anna Luíza Tenório. O blog Os Melhores Livros também está presente no Youtube, Telegram e Instagram, nos quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no blog!
Reflexão Social
Quando estamos diante de um livro que traz uma protagonista em meio a uma sociedade diferente da que vivemos é difícil não se fazer uma grande reflexão sob os paradigmas sociais.
A personagem possui uma vida comum. Todavia, os seus interesses acabam não sendo “normais”, pois em 1952, as questões de gênero não eram discutidas. É importante destacar que o livro não é um romance que irá somente exemplificar todos esses fatos. Pelo contrário, temos uma história de romance divertido, dramático e muito realista.
Elizabeth Zott, enfrenta desafios até mesmo nas suas relações pessoais. Por ela trabalhar em um ambiente masculino, grande parte dos seus colegas de trabalho acabam desrespeitando e desacreditando no seu trabalho. Todos, menos um: Calvin Evans.
“A vida é um mistério, não é? As pessoas que tentam planejá-la sempre acabam decepcionadas.” Pág. 209.
Encontrando o Amor
Diferentes dos outros, Calvin estava mais preocupado com o trabalho do que quem iria executá-lo. Vencedor de diversos prêmios na área química, Evans possui o respeito de todos no laboratório e causa certa intimidação e inveja em alguns colegas de trabalho. Em quase todos, menos em Elizabeth.
É neste ponto que o leitor é levado a acreditar que o Calvin possa se tornar mais um dos personagens masculinos que roubaram a cena e que deixarão a protagonista sem brilho. Contudo, a escritora deixa claro que o foco não é somente o interesse amoroso entre os personagens, mas sim a ruptura dos padrões sociais que a protagonista está realizando.
A química entre eles é avassaladora, mas é construída de forma coesa e segura, sem deixar o leitor desfocado da real proposta da história.
“Um lembrete químico de que, se uma coisa parece boa demais para ser verdade, provavelmente é mesmo.” Pág. 251.
Outras questões são trabalhadas na trama, como o empoderamento feminino. Mesmo sendo uma época diferente do que vivemos, o leitor torce para que a protagonista possa dar a volta por cima e conseguir mudar a realidade em que vive.
Mas, nem tudo é somente momentos dramáticos. Uma Questão de Química é um livro com diversos momentos engraçados, divertidos e com um senso de humor peculiar e inteligente. A crítica que a autora traz transforma a leitura em um verdadeiro vício e conforto.
Conclusão da Resenha de Uma Questão de Química
Concluímos a nossa resenha de Uma Questão de Química ressaltando que esse é um daqueles livros que você leitor irá se apaixonar, se emocionar e tirar uma grande lição de vida. Sem dúvidas, esse é um dos meus livros favoritos. Além de ter sido um grande desafio pessoal, ele traz outras perspectivas sobre nossas vidas.
A escritora Bonnie Garmus nos trouxe uma história real e sincera, que merece ser lido por todos vocês.
“Usem as leis da química e mudem o status quo.” Pág. 353.
Gostou de conhecer esta resenha de Uma Questão de Química? Veja também outros artigos recentes do blog!