ordem dos livros de sherlock holmes

Sherlock Holmes: Ordem dos Livros do Detetive Mais Famoso da História

Uma das minhas lembranças mais vivas de viagens é quando visitei um dos endereços mais famosos do mundo: Londres, 221B Baker Street. É interessante como alguns países, de fato, preservam sua cultura, tanto que o local existe e é até possível tirar sua foto batendo na porta do detetive mais famoso do mundo. 

Caso tenha dúvidas sobre a quem pertence o endereço, lá vai: Sherlock Holmes. Sim, nas obras de Arthur Conan Doyle o detetive fictício habitava em um endereço real. 

Sherlock Holmes é um detetive fictício inglês do final do século XIX e início do século XX. Ele utiliza a metodologia científica e adedução para solucionar seus casos e conta com a ajuda de seu fiel escudeiro, o Dr. Watson. Observação, perspicácia e um pouco de intuição são alguns dos instrumentos usados por Holmes para desvendar os mistérios em que é envolvido. 

A primeira obra de Sherlock Holmes foi lançada em 1887 na revista Beeton’s Christmas Annual na história Um Estudo em Vermelho. Posteriormente, em fevereiro de 1891, o romance O Sinal dos Quatro foi publicado em outra revista, a Lippincott’s Magazine (vamos entrar logo mais na ordem dos livros de Sherlock Holmes, fazendo um pequeno resumo de cada obra). 

Em geral, as histórias se passam entre 1880 e 1914, usando vários cartões-postais da capital inglesa como pano de fundo dos acontecimentos. Portanto, ao ler suas obras, você vai notar a presença das ruas Fleet Street, Oxford Street, Strand, Pall Mall e Tottenham Court Road.

O detetive também domina as telinhas e é considerado o personagem de filmes mais retratado da história pelo Guinness World Records. 

Entre as adaptações não oficiais, vale mencionar duas que são muito icônicas: a primeira é a adaptação do detetive nas obras de Arsène Lupin, um dos principais personagens da literatura francesa. Arsène Lupin é um ladrão que no segundo livro publicado por Maurice Leblanc passa a ser perseguido pelo detetive inglês. Essa adaptação deve problemas com direitos autorais e teve que mudar o nome do personagem para Herlock Sholmes para evitar problemas. 

A segunda adaptação não oficial que gostaria de mencionar foi feita pelo humorista e apresentador brasileiro Jô Soares. Intitulada O Xangô de Baker Street, a história narra a visita de Sherlock Holmes ao Rio de Janeiro. O Sherlock de Jô descobrirá as delícias sensuais dos trópicos, aprenderá alguns costumes nativos, exercerá seus brilhantes dotes dedutivos (para espanto e incredulidade dos pobres mortais), e será obrigado a admitir que os crimes abaixo do Equador não são tão elementares, num delicioso, jocoso e brilhante romance cômico-policial. 

Como prometido anteriormente, abaixo vamos detalhar a ordem dos livros de Sherlock Holmes, bem como um pequeno resumo de cada obra. 

Um Estudo Vermelho

um estudo vermelho

Um Estudo Vermelho é a primeira obra da ordem de livros de Sherlock Holmes publicada em 1887. É um romance que irá nos apresentar o detetive e suas técnicas de dedução. 

Holmes é chamado para solucionar o caso de um homem que foi encontrado morto, com uma expressão de terror, mas que não apresenta ferimentos, apenas manchas de sangue pelo corpo.

Recentemente dispensado do serviço militar, John Watson ocupa um quarto com um jovem incrível: o especialista em investigação criminal, Sherlock Holmes. Uma parceria irá nascer para a solução do crime e dará início à dupla de solução de enigmas mais famosa do mundo.

O Signo dos Quatro

O Signo dos Quatro

O segundo volume da ordem de livros de Sherlock Holmes é O Signo dos Quatro em que o detetive é procurado por Mary Morstan para descobrir o que aconteceu com seu pai, que morreu há dez anos. Começa uma investigação, e, acompanhado do Dr. Watson Holmes se depara com curiosas pistas. A história acontece durante o reinado da Rainha Vitória, demonstrando os cenários pela Índia dos Marajás, o forte de Agra e a prisão das ilhas Andamã. 

Também somos aprofundados mais na vida dos personagens, abordando temas como a paixão de Watson por Mary e o vício do detetive em uma substância ilícita. 

As Aventuras de Sherlock Holmes

As Aventuras de Sherlock Holmes

O terceiro volume da ordem de livros de Sherlock Holmes reúne doze contos do detetive publicados originalmente entre julho de 1891 e junho de 1892 na revista britânica Strand Magazine. 

Essas histórias falam de um homem que é convidado para uma misteriosa liga. Um pedido de socorro. O roubo de uma coroa de berilos. Uma derrota de Sherlock Holmes, entre outros. 

Os contos são intitulados: “Um escândalo na Boêmia”, “Um caso de identidade”, “A Liga dos Cabeças-Vermelhas”, “O mistério do vale Boscombe”, “As cinco sementes de laranja”, “O homem de lábio torcido”, “O carbúnculo azul”, “A faixa malhada”, “O polegar do engenheiro”, “O solteirão nobre”, “A coroa de berilos” e “As Faias Cor de Cobre. 

As Memórias de Sherlock Holmes

As Memórias de Sherlock Holmes

Em mais uma coletânea de contos dentro da ordem de livros de Sherlock Holmes vemos as mais grandes aventuras do famoso detetive, dessa vez tendo histórias famosas como O Intérprete Grego e O Problema Final, onde enfrenta o seu maior arqui-inimigo, Moriarty.

O professor Moriarty, então, é considerado o maior bandido da Europa e consegue escapar das artimanhas de Holmes que é obrigado a fugir. Em uma luta icônica para a série às margens das Cataratas de Reichenbach, na Suíça, os dois personagens, agarrados, caem e são dados como mortos.

Originalmente, este era para ser o fim do personagens, o que causou uma revolta entre os fãs que encheram as ruas de Londres para protestar contra a morte de Holmes. 

Posteriormente, então, nosso detetive ressurge em A Casa Vazia com a engenhosa explicação de que havia fingido sua própria morte. 

A Volta de Sherlock Holmes

A Volta de Sherlock Holmes

Essa é a quinta obra da ordem de livros de Sherlock Holmes. Depois de escapar de seu inimigo Moriarty nas cataratas de Reichenbach, na Suíça, Sherlock Holmes reaparece em Londres três anos mais tarde.

Londres nunca precisou tanto de seus serviços extraordinários: um assassino com uma arma de ar comprimido espreita a cidade. Entre outras treze brilhantes histórias de mistério, detecção e dedução, Sherlock Holmes investiga o problema do construtor de Norwood, decifra a mensagem dos dançarinos e desvenda o caso dos seis Napoleões.

Ao todo, o livro contém treze aventuras, entre elas: “A casa vazia”, “Os dançarinos”, “A Escola do Priorado” e “A segunda mancha”.

O Cão dos Baskerville

O Cão dos Baskerville

No sexto volume da ordem de livros de Sherlock Holmes os detetives investigam a morte do milionário Sir Charles Baskerville que foi encontrado em um pântano próximo a sua casa. Uma lenda local dizia que ele foi morto por um cão que assombrava a região. Será isso mesmo?

Watson brilha como narrador e como principal investigador, até Holmes chegar para enriquecer o drama e, claro, desvendar todo o mistério

O Vale do Medo

O Vale do Medo

Chegamos à sétima obra da ordem de livros de Sherlock Holmes. 

Desta vez o genial detetive Sherlock Holmes é chamado para resolver um assassinato no qual um homem rico foi encontrado com a cabeça explodida por uma espingarda. Essa história não se passa em Londres, mas sim na América, numa localidade chamada Vale do Medo.

Na Pensilvânia dos anos 1880, eles encontra um cenário marcado por violência e corrupção, e descobrem uma organização criminosa secreta de operários de uma mina de carvão.

O Último Adeus de Sherlock Holmes

O Último Adeus de Sherlock Holmes

O detetive mais famoso da literatura mundial retorna em mais uma série de contos em O último adeus de Sherlock Holmes. Vendido em forma de livro em 1917, os contos foram originalmente publicados na revista Strand Magazine, entre os anos de 1893, 1908 e 1917. Sherlock havia se aposentado no volume anterior, mas novamente os fãs do detetive não deixaram Conan Doyle em paz e, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o detetive volta à ativa como um agente secreto. 

Aqui, você pode ler e se deliciar com os novos casos emocionantes narrados por Watson: “Vila Glicínia”, “O círculo vermelho”, “Os planos do submarino Bruce-Partington”, “O detetive agonizante”, “A caixa de papelão”, “O desaparecimento de lady Frances Carfax”, “O pé do diabo” e “O último adeus”.

Os Arquivos de Sherlock Holmes

Os Arquivos de Sherlock Holmes

Chegamos à última obra de ordem de livros de Sherlock Holmes. este é o último livro escrito por Conan Doyle sobre Sherlock Holmes. O volume reúne 12 contos: “A pedra Mazarino”, “O problema da ponte de Thor”, “O homem que andava de rastros”, “O vampiro de Sussex”, “Os três Garridebs”, “O cliente ilustre”, “Os três frontões”, “O soldado pálido”, “A juba do leão”, “O fabricante de tintas aposentado”, “A inquilina de rosto coberto” e “O velho solar de Shoscombe”.

Gostou de conhecer a ordem de livros de Sherlock Holmes? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.