Você vai conhecer agora cada um dos volumes da ordem dos livros de Nobres Vigaristas, de Scott Lynch. A obra revela um mundo traiçoeiro, uma sociedade dividida, cheia de intrigas políticas, enquanto acompanhamos a trajetória do adorável Locke Lamora.
A história traz um mundo de ficção fantástica bem complexo, que, inclusive, levanta muitas questões importantes da nossa sociedade, como a desigualdade, por exemplo. O protagonista é um órfão que encontra a vida do crime no submundo de Camorr e se torna um dos maiores ladrões da cidade, tão amado quanto odiado!
A escrita de Scott é envolvente, apresentando diálogos inteligentes e cativantes. Além disso, a história tem um enredo forte, envolvendo intrigas políticas, rivalidades de gangues e muito mais… Uma leitura para quem gosta de adentrar em universos bem elaborados.
➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Nobres Vigaristas, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.
1 – As Mentiras de Locke Lamora
O livro As Mentiras de Locke Lamora, primeiro volume da ordem dos livros de Nobres Vigaristas, apresenta uma trama intrigante situada na cidade de Camorr, uma mescla de Veneza medieval e renascentista. A narrativa se desdobra entre a infância e a fase adulta de Locke Lamora, membro da gangue Nobres Vigaristas. Desde jovem, Locke demonstra habilidades excepcionais para golpes ardilosos, ingressando no submundo criminoso de Camorr muito precocemente.
Locke é o sujeito por trás do lendário Espinho, que é uma figura lendária de Camorr. Um hábil espadachim e especialista em roubos fantasmagóricos. Ninguém o vê entrar, nem muito menos sair! Entretanto, soa irônico que Locke não tenha nenhuma habilidade com a espada.
Além disso, é um personagem extremamente controverso, pois, enquanto metade da cidade o vê como um defensor dos pobres — semelhante a Robin Hood — , a outra metade considera sua existência uma farsa. A trama se intensifica quando um misterioso assassino ameaça a paz de Camorr, matando líderes de gangues e instaurando uma guerra clandestina.
A história se desenrola no submundo da cidade, único lugar onde os Nobres Vigaristas se sentem realmente em casa. E o clima da narrativa começa a ficar mais pesado quando um assassino misterioso e muito habilidoso começa a assombrar as ruas das periferias. Acreditam que ele seja capaz até mesmo de superar o Espinho.
Neste contexto, com chefes de gangues morrendo, uma tensão cortante começa a pairar pelas ruas de Camorr e, os Nobres Vigaristas logo se veem em uma situação extremamente delicada, enquanto há a ameaça de um banho de sangue iminente.
Dessa forma, ao Rei Cinza são atribuídas todas as atrocidades vistas pelo submundo de Camorr. Ele está determinado a derrubar o mafioso Capa Barsavi, destruindo qualquer um que se manifestar em seu caminho, incluindo os Nobres Vigaristas, que agora têm um desafio e tanto.
As Mentiras de Locke Lamora traz uma narrativa original, vigorosa e arrebatadora, apresentando personagens cativantes e um mundo fantástico que prende o leitor em uma teia de intrigas e aventuras.
2 – Mares de Sangue
Mares de Sangue é o segundo volume da ordem dos livros de Nobres Vigaristas. Nosso querido golpista Locke Lamora foi devastado na trama intensa do livro passado. Após a batalha, Locke e Jean Tannen são obrigados a fugir de Camorr e se refugiar em Tal Verrar, um lugar extremamente exótico.
O intuito era se recuperar das perdas e das marcas provocadas pelo episódio anterior, mas sua natureza inquieta logo os leva a voltar a praticar suas artimanhas, roubando dos ricos e embolsando grandes quantias de dinheiro. Nem mesmo num lugar totalmente desconhecido e inusitado deixaram de fazer o que fazem de melhor.
Desta vez, o protagonista está de olho em uma bolada recompensadora, mas extremamente perigosa. De fato, quanto mais perigosa e desafiadora é a missão, mais atraente é para Locke.
A Agulha do Pecado é a oportunidade perfeita para executar o crime perfeito. A casa de jogos mais exclusiva do mundo tem como premissa punir com a morte qualquer um que tente trapacear.
O problema é que alguém indesejado descobre o plano ambicioso e resolve contar para Stragos, o líder militar ferrari. Isso torna Locke e Jean meras peças em um tabuleiro, controladas por Stragos, que pretende usá-los em virtude de seus próprios interesses.
Nesta trama maluca e repleta de reviravoltas, a jornada dos protagonistas ganha um rumo completamente inusitado. Eles sempre foram ladrões e sempre foram muito bons nisso. Mas pirataria é um ramo do crime que eles não têm a menor intimidade. Mesmo assim, uma grande aventura no mar os espera!
3 – República de Ladrões
República de Ladrões é o terceiro livro na ordem de Nobres Vigaristas. Em um ritmo frenético chegamos até aqui, e assim continuamos até o fim.
Ao início da nova trama, encontramos Locke Lamora à beira da morte, envenenado, viajando em direção ao norte ao lado de Jean Tannen. Eles seguem na esperança de encontrar um alquimista, alguém que possa curar Locke. Mas aparentemente ninguém é capaz de ajudá-lo.
Assim, numa situação crítica, sem nenhuma possibilidade de saída, eles recebem uma oferta de um grupo rival, os Magos-Servidores, que oferecem um trabalho indesejado em troca da possibilidade de cura através da magia. As eleições estão se aproximando e as facções precisam de alguém que consiga mexer os pauzinhos com o público.
No entanto, ao saber que sua nova missão inclui enfrentar Sabeta Belacoros, Locke se vê muito mais inclinado a aceitar a proposta.
Assim, como nos velhos tempos, Locke entra em uma árdua disputa, onde o cérebro é a principal arma. Um romance de sair faíscas!
A história dos dois é extensa. Locke conheceu Sabeta ainda muito jovem, quando era apenas um órfão aprendiz de ladrão. Reencontraram-se nos Nobre Vigaristas e quando Locke assumiu o comando, Sabeta seguiu seu rumo em direção ao vasto mundo.
E mesmo depois de tantas reviravoltas, algum sentimento mantém-se vivo dentro deles. A paixão marca o peito para sempre, mas o ódio também deixa cicatrizes. Então, um dilema cortante entre amar ou enfrentar pode ser o ponto mais decisivo de toda a trama.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de Nobres Vigaristas? Veja também outros artigos recentes do blog!