crônicas vampirescas

Ordem Dos Livros de Crônicas Vampirescas

As Crônicas Vampirescas são uma série de livros escrita pela autora americana Anne Rice. Essa saga é conhecida por explorar a mitologia dos vampiros, sua história e personagens complexos. Neste artigo, você vai conhecer a ordem dos livros de Crônicas Vampirescas, um universo literário vasto, que encantou o mundo da literatura com sua escrita inconfundível e com um lirismo fora do comum.

Você já ouviu falar do filme Entrevista Com O Vampiro? É muito provável que sua resposta seja sim. É um filme antigo e muito famoso estrelado por Brad Pitt e Tom Cruise. Então, este filme foi inspirado no primeiro volume de Crônicas Vampirescas, que, aliás, conta com vários outros livros.

Anne foi projetada como grande nome da literatura por conta de Entrevista com O Vampiro, sua obra mais famosa. Embora os outros volumes não tenham tido a mesma repercussão que o primeiro, a autora seguiu publicando sequências neste universo. E continuou tendo relativo sucesso, por sinal!

Atualmente, há 13 livros que fazem parte desta saga amável e sombria. Aqui, te apresentaremos cada um deles em suas respectivas posições na ordem de publicação.

A saga Crônicas Vampirescas possui uma grande e dedicada base de fãs e exerceu uma influência significativa na literatura e cultura popular relacionada a vampiros. Se você se interessa pela mitologia dos vampiros e histórias com personagens complexos, esses romances podem ser uma leitura envolvente para você!

>>> Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Crônicas Vampirescas, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar resenhas como essas em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.

1 – Entrevista com o Vampiro 

Entrevista com o Vampiro 

Em 1976, Anne publicou o que viria a ser um dos maiores sucessos de sua carreira. Ela apresenta aos leitores o mundo perverso e oculto dos vampiros, que, com aspectos góticos e eróticos, os leva a um transe sobrenatural.

Uma narrativa romântica e rebuscada, que traz os deleites de uma leitura modernista, em um ritmo febril orquestrado pelo contraste da paixão com a crueldade.

Acompanhamos o vampiro Lestat, um sedutor sedento, sórdido e cativante, com uma motivação aguda por destruir mitos e os meios para os objetivos não importam muito, mesmo que sejam necessárias terríveis chacinas. 

Seguem, ainda, Louis, Armand e a pequena Claudia como personagens fundamentais da trama tão fervorosa de Entrevista com O Vampiro.

2 – O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat

O segundo volume da ordem dos livros de Crônicas Vampirescas é tão fascinante quanto o primeiro. Novamente, observamos a narrativa em primeira pessoa, porém, desta vez, pela voz do próprio Lestat, que conta sua versão sobre os relatos de Louis no volume anterior.

Lestat conta sua fascinante história, desde os tempos em que era um mero mortal vivendo pelas ruas da França Pré-revolucionária. Conta quando deixou sua família para ir em direção ao glamour de Paris, onde em suas atuações como um aspirante a ator talentoso chamou a atenção de um vampiro, que o transformou.

Lestat, então, toma para si a missão de descobrir as origens enigmáticas dos vampiros. E isso se torna uma aventura incrível que nos leva até momentos fascinantes da história do Egito, antes de aportarmos no século XX, onde também ficamos vidrados ao acompanhar suas aventuras e desventuras como um vampiro no mundo moderno.

E neste contexto, o protagonista acaba quebrando o rigoroso código de silêncio dos vampiros, o que desperta a atenção e o ódio de vampiros mais poderosos do que ele e também de humanos que descobrem a existência dos seres sobrenaturais.

3 – A Rainha dos Condenados 

A Rainha dos Condenados

A Rainha dos Condenados é o terceiro volume na ordem dos livros de Crônicas Vampirescas. Aqui, Lestat vive no mundo moderno aproveitando seus dias como um astro do rock, venerado por milhões de pessoas.

Muito rico, vive tranquilamente no mundo moderno e frequenta regularmente um bar chamado Filha de Drácula.

Com sua música tão tocante acabou despertando Akasha, que há tempo se encontrava em um sono milenar. Ela é o pavor feminino, a malevolência feminina que se concentra em um ponto físico e humanoide.

Suas intenções são duvidosas e difíceis de absorver. Logo, a Rainha dos Condenados começa a pôr seus planos em prática e a vida de muitos mortais e imortais começa a sofrer impactos problemáticos. Um banho de sangue está à caminho!

4 – A História do Ladrão de Corpos 

A História do Ladrão de Corpos 

As histórias de Lestat são realmente fascinantes e, nesta nova  trama, podemos acompanhá-lo mais uma vez, em mais uma narrativa sensual e banhada de aflição.

Lestat quis experimentar como seria estar em um corpo de um mortal, mais  especificamente no corpo de um cantor de rock famoso. Por outro lado, esta foi a chance de Raglan James experimentar a sensação frenética de estar no corpo de uma criatura imortal.

Lestat se vê dividido pela possibilidade de ser humano novamente e pela possibilidade do atual dono do corpo imortal nunca devolvê-lo. Além disso, um lado sensível do protagonista revela sentimentos profundos entre amor, solidão e desejos.

Nesta jornada, o ex-vampiro, com a ajuda de um amigo imortal, vai em busca dos mais estranhos procedimentos ritualísticos de candomblé e espiritismo para tentar desfazer os embaraços sobrenaturais. 

5 – Memnoch 

Neste quinto volume da ordem dos livros de Crônicas Vampirescas, Anne Rice empreende seu amado personagem em uma trama de dar arrepios, levando os leitores do céu ao inferno — literalmente — ao decorrer das páginas.

Lestat continua em sua profunda busca por uma razão maior de simplesmente ser. E, com sua percepção maléfica e sobrenatural, Memnoch atraca-se nesta brecha e deseja transformar Lestat no Príncipe das trevas. 

Memnoch é o Demônio em pessoas e, com a ajuda do vampiro tão poderoso, pretende desafiar a Deus.

6 – O Vampiro Armand 

O Vampiro Armand 

Há muitos anos, Anne já havia apresentado seu épico personagem ao mundo, com o seu famoso livro Entrevista Com O Vampiro.

Agora, acompanhamos Armand através de diversos cenários luxuosos e históricos. O acompanhamos pelo Principado de Kiev, pela antiga Constantinopla, por um estonteante palácio em Veneza do Renascimento, París e até a Nova Orleans dos tempos modernos.

Em momentos, está subjugado pelo vampiro Marius, que se disfarça entre a humanidade como um pintor recluso e talentoso, e que concederá a Armando o dom do sangue vampiresco.

À medida que a narrativa avança, os leitores são guiados em uma história de puro frenesi.

7 – Merrick

Merrick

Neste sétimo volume da ordem dos livros de Crônicas Vampirescas, temos o ápice da crise existencial, que é uma das características mais fortes da escrita de Anne Rice. No velho salão do glorioso Lestat, reencontramos personagens como Louis e Talbot, que empreendem uma profunda conversa sobre os mistérios da existência.

Em determinado momento, Talbot se depara com um pedido delicado de Louis, que requisita os poderes de Merrick para invocar o espírito de Cláudia, a garotinha vampira cuja memória enche Louis de remorso.

Neste contexto, também acabamos conhecendo o passado de Talbot e sua história com a garotinha Merrick, órfã descendente de uma poderosa bruxa que ficou sob seus cuidados. Talbot mantém um desejo difícil de conter pela bruxa, agora uma mulher linda e sensual, e luta arduamente contra o desejo de submeter a moça à imortalidade cruel.

8 – Sangue e Ouro

Sangue e Ouro

Em Sangue de Ouro, Lestat volta à cena com mais uma de suas muitas histórias frenéticas. Como sempre, o personagem é atormentado por dilemas existenciais. O personagem mais famoso de Crônicas Vampirescas está atormentado pela ideia de redenção e por uma forte paixão pela bruxa Rowan Mayfair, mãe de Merrick.

A dúvida entre o desejo de viver entre os humanos e os prazeres alucinantes da imortalidade é um aspecto que segue firme ao redor do protagonista.

Com a maturidade de quem tem muitos e muitos anos de experiência, Lestat percorre o caminho complicado do conhecimento, sempre rodeado por um ar erótico e um suspense inconfundível.

9 – A Fazenda Blackwood 

A Fazenda Blackwood 

Chegamos ao nono volume na ordem dos livros de Crônicas Vampirescas e Anne Rice mantém-se plena em seu estilo único de escrita. A autora explora outro núcleo de sua gloriosa criação: o de Quinn Blackwood.

Na fazenda Blackwood, grandes colunas, salas imensas e jardins verdejantes compõem o cenário luxuoso e sombrio da trama. Quinn segue atormentado por seu alter ego, como um outro ser que vive dentro dele desde que nasceu.

Ao tornar-se vampiro, Quinn perde tudo que é seu por direito e ganha uma imortalidade indesejada. Além disso, o seu duplo se torna ainda mais intenso!

O protagonista parte em busca do lendário Lestat na esperança de se livrar dos dilemas sombrios que o afetam. Um segredo guardado a sete chaves, sonhos destruídos, mistérios do destino se embaralham nesta emocionante história.

10 – Cântico de Sangue 

Cântico de Sangue 

Em Cântico de Sangue, Lestat narra uma história de amor e lealdade, nos levando de volta à fazenda Blackwood. Acompanhamos Quinn e  Mona Mayfair, sua amada, que escapa da morte ao receber o dom das trevas e se tornar vampira.

Após a transformação de Mona, Quinn experimenta uma nova paixão por Rowan Mayfair. Um romance que encontra duras barreiras pelo caminho. 

Neste livro, a busca por Morrigan, a filha desaparecida de Mona, une Lestat, Quinn e Mona em uma viagem que desemboca na costa do Haiti, onde os personagens se deparam com o domínio de traficantes e outros tipos de criaturas sobrenaturais perigosas.

A autora mostra um Lestat bem amadurecido, que se empenhou em uma busca peculiar pela santidade, mas aceitou sua natureza inegável de ser das sombras.

11 – Príncipe Lestat 

Príncipe Lestat 

Em Príncipe Lestat, a trama tem início com uma crise no mundo dos vampiros. Muitos mortos-vivos têm sido queimados ao redor do globo em virtude da proliferação desregulada.

Velhos e poderosos vampiros estão sendo acordados de seu sono profundo para seguirem as ordens de uma misteriosa voz que os guia em uma purificação vampiresca. Anne Rice leva os leitores para os mais diversos cenários e cidades da Terra, incluindo o Rio de Janeiro.

Muitos dos personagens marcantes da criação da autora estão unidos neste volume: Louis, Armand, Talbot, Marius e muitos outros. Eles buscam descobrir o que está por trás da misteriosa voz. E o poderoso Príncipe Lestat paira por sobre todos. 

12 – Príncipe Lestat e os Reinos de Atlântida

Príncipe Lestat e os Reinos de Atlântida

Neste décimo segundo volume da ordem dos livros de Crônicas Vampirescas, Lestat mantém-se com sua fundamental aflição na busca pelo preenchimento de um vazio inexplicável. Neste livro, o acompanhamos em uma busca épica pela origem de sua espécie e pelo significado da própria existência.

Mesmo como o poderoso príncipe da tribo dos mortos-vivos, Lestat acaba sendo possuído por uma entidade poderosa e estranha. Então, através deste conflito perigoso, conhecemos a história inacreditável de uma grande potência do passado, situada num vasto continente no Oceano Atlântico.

Assim, conhecemos as maravilhas, perfeições e mistérios submersos junto à lendária Atalantaya. Muitos segredos são revelados e muitas coisas ganham sentido ao doce “som” da narrativa refinada de Anne Rice.

13 – Comunhão do Sangue

Comunhão do Sangue

Neste livro, acompanhamos ninguém menos que nosso querido Lestat mais uma vez. Descobrimos como ele se tornou rei dos vampiros.

Ele dirige-se diretamente à tribo dos vampiros e lhes conta sobre sua origem. Uma história completa, do início ao fim. Conta como foi criada a Comunhão do Sangue e como se tornou o que é hoje.

Através de suas palavras, descobrimos os detalhes de sua luta com o demônio Rhoshamandes, que desejava devastar o mundo dos vampiros inteiro.

Como em todos os livros da épica saga de Anne Rice, somos levados a vários cenários maravilhosos, que se conectam através dos acontecimentos que guiam mais uma narrativa de uma qualidade imensurável. 

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Crônicas Vampirescas? Veja também outros artigos recentes do blog!

4 comentários em “Ordem Dos Livros de Crônicas Vampirescas”

  1. Boa tarde!
    Obrigado pela resenha de cada livro, li todos e foi fascinante.

    Teria uma outra saga similar ou tão encantadora quanto essa para indicar?

    Saudações!

    1. Olá, tudo bem?
      Pandora faz parte das “Novas Crônicas Vampirescas” da mesma autora, juntamente com o livro “Vittorio, o Vampiro (1999)”. Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *