sombra e ossos ordem

Sombra e Ossos: Ordem dos Livros e curiosidades da trilogia Grisha

A NETFLIX tem tido grande sucesso em adaptar livros a séries, como fez, por exemplo, com os livros de Os Bridgertons, Lupin e o Gambito da Rainha. A aposta da vez é baseada na trilogia de ficção chamada Grisha, da autora Leigh Bardugo. Conheça nesse texto a ordem dos livros de Sombra e Ossos, que compõem a trilogia.

Com estreia no dia 23 de abril de 2021, tem um elenco com grandes nomes como: Ben Barnes que participou de grandes obras como Westworld e Nárnia, conta também Jessie Mei Li no personagem principal, entre outros nomes como Archie Renaux e Freddy Carter. A produção da NETFLIX contará com 8 episódios focados na história do primeiro livro da trilogia.

O primeiro volume da ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha) nos introduz a um mundo devastado por guerras no qual acompanhamos a história da cartógrafa Alina, sua paixão pelo melhor amigo Maly e a descoberta de poderes sobrenaturais. A partir desse momento, ela descobre um novo mundo: o universo dos Grishas, no qual ela será treinada e desenvolverá seus poderes.

Há um importante adendo a ser feito sobre a série da NETFLIX. Um fato interessante é que a primeira temporada mistura a história do primeiro livro Sombra e Ossos com a de Six of Crowns: Sangue e Mentiras. Foi através desse livro que o produtor Eric Heisserer conheceu os livros do Grishaverso e só aceitou fazer a adaptação se pudesse incluir os irmãos corvo na história principal.

Dessa forma, caso você leia Sombra e Ossos não irá encontrar a história de Kaz, Inej e Jesper, personagens que conhecemos na série e nos apaixonamos tanto.

Um pouco sobre a autora:

Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém, migrou para os Estados unidos ainda criança.

A autora da Trilogia Grisha, que foi best-seller do New York Times em 2013, também escreveu outros sucessos como a duologia Ketterdam e a duologia Nikolai, baseada em um personagem da Grisha.

Com o sucesso de Grisha, Leigh foi indicada aos prêmios: New Voices, da American Booksellers Association, Abraham Lincoln Award e ao Indie Next List Selection.

Sombra e Ossos

sombras e ossos ordem de livros

Esse é o capítulo inicial da ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha). A história se passa em Ravka um lugar fictício com várias referências a Rússia Czarista, e gira em torno de Alina Starkov, que era uma garota comum vivendo em um cenário de guerra, com militares, monstros e assombrado pela Dobra das Sombra.

Quando descobre um grande poder como invocador do Sol e é levada para treinar como membro da Grisha, uma elite mágica de pessoas que têm habilidades sobrenaturais para controlar os elementos ao seu redor, alguns manipulam o fogo e o ar, outros podem curar.

Apesar de ser emocionante e desafiador ter poderes, Alina enfrenta uma batalha interna após perder o melhor amigo e ter que encarar um mundo novo e o charmoso Darkling, que controla uma nuvem de escuridão, tornando cegos os que o rodeiam.

O poder de Alina é o único capaz de restaurar Ravka, isso faz com que ela atraia a atenção de pessoas que desejam uma Ravka fora da guerra e pessoas que a querem morta e a Dobra intacta.

Darkling começa a mostrar interesse por Alina e seu poder, mesmo sendo aconselhado a não se aproximar romanticamente dela, Darkling usa sua influência para conquista-la. Alina cede aos encantos de Darkling e se apaixona por ele e tornando-se sua pupila.

O melhor amigo de Alina, o Maly, reaparece, após ser dado como morto e se diz desapontado com ela, que agora frequenta festas da elite de Grisha e critica sua proximidade com Darkling. Alina se enfurece e se afasta de Maly.

A mãe de Darkling pede para Alina que se afaste dele, pois ele é perigoso. Relata que foi Darkling quem deu origem a Dobra da Sombra e sua aproximação com Alina foi friamente calculada visando o uso de seus poderes para ampliar a fenda.

Alina foge para escapar de Darkling, Maly se junta a ela na jornada. Eles vão a procura do Veado Branco, que é um ser capaz de aumentar os poderes de Alina, mas quando feito um colar de seu chifre, a pessoa pode controlar totalmente a outra que usar.

Darkling monta um exército para procurar Alina e Maly e também o Veado Branco. Alina e Maly encontraram um rebanho de Veados Brancos, porém não conseguiram matar nenhum, ao contrário de Darkling, que matou e fez o colar, conseguindo colocar em Alina e mantê-la sob sua vontade.

Maly foi preso e Alina forçada a fazer as vontades de Darkling, que está obcecado por mostrar força e poder. O Vilão força Alina a usar seu poder para abrir caminho e fazer com que Darkling consiga espalhar escuridão, matando centenas de pessoas e mandando recado para os nobres que quem estava no comando agora era ele.

Alina descobre que quando poupou a vida do Veado Branco, sua misericórdia foi recompensada com poder. Juntando todas as suas forças, Alina consegue se libertar de Darkling, liberta Maly da prisão e juntos fogem para longe de Ravka. Mesmo distante, Alina sabe que irá ser totalmente livre quando Darkling morrer.

Sol e tormenta

sol e tormenta livro 2 grisha

Esse é o segundo capítulo da ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha). O livro começa com Alina e Maly como fugitivos, mas logo Darkling rastreia o casal e os captura com a ajuda de um monstro.

Darkling arrasta Maly e Alina para um navio, onde Alina se encontra com antigos conhecidos e é apresentado novos personagens. Ele conta para Alina sobre os seus planos, que não são mais ir para Ravka e sim ir à caça de um monstro mítico, o Dragão de Gelo, conhecido como Rusalye. Maly e Alina não acreditam e se negam a ir em busca do dragão, mas Darkling ameaça matar Maly e então Alina aceita procurar o monstro.

Aconteceram muitas aventuras durante a caça, mas finalmente encontraram Rusalye, que trouxeram muito ferido a bordo do navio. Alina foi forçada contra sua vontade a matar o dragão e retiram de dentro dele mais um amplificador de poder, igual aos chifres do Veado Branco.

Sturmhond é um dos tripulantes do navio, personagem que aparecera no primeiro livro e ganha maior destaque no segundo. Alina não entende muito bem, mas confia em Sturmhond e decide usar o segundo amplificador de poder e ir atrás do terceiro amuleto, conhecido como O Grande Pássaro de Fogo, para assim conseguir derrotar Darkling. Após se virar contra Darkling, Sturmhond oferece apoio a Alina e Maly, ajudando-os a escapar. Alina sente algo estranho em Sturmhond, como se sua aparência não fosse normal, mas aceita a ajuda e consegue fugir em um barco misterioso que se transforma em um navio voador.

Durante a viagem, Sturmhond surpreende a todos revelando que o destino na verdade é a Dobra e lutar contra o exército Vulcra que a protege. Utilizando de seus poderes de armas encontradas no convés do navio, Alina e a tripulação consegue deter uma parte do exército Vulcra e seguir em frente.

Darkling reaparece furioso, fere Alina, apagando sua luz por uns momentos, tempo o suficiente para os Vulcras atacarem o navio, matando os seres que controlavam e faziam com que o navio voasse. Em solo firme, a tripulação se volta contra Alina porque ela não defendeu o navio, Alina, no entanto está furiosa com Sturmhond por feito eles irem para a Dobra.

Sturmhond surpreende a todos revelando ser na verdade Nikolai Lansov, o segundo filho do Rei de Ravka, ele havia pedido para uma feiticeira que mudasse sua aparência pois estava cansado e entediado na corte. Alina lhe dá um soco na cara pelo susto. Após acalmarem os ânimos, Nikolai e Alina montam uma aliança para derrotar Darkling, pois Alina acredita que o exército do pai de Nikolai se alie a eles para salvar Ravka.

O trono está sendo atualmente ocupado por Vasily, irmão mais velho de Nikolai. Ele é um cara preguiçoso e desleal e Nikolai propõe a Alina um casamento para tentar destronar o irmão, Alina nega, mas aceita voltar como chefe do exército. Na viagem até Ravka, Nikolai e Alina se aproximaram, causando ciúmes em Maly, que não aceita que Alina está diferente e cada vez mais poderosa. Ao chegar em Ravka, eles são recepcionados por Vasily e seu exército que querem garantir o lugar de direito ao trono do primogênito.

Nikolai consegue convencer o exército que ele e Alina vieram em paz e foram até o castelo. No caminho tudo que se via era devastação e escuridão causada por Darkling. Após não serem bem recepcionados por Vasily, Nikolai explica ao rei sobre os poderes de Alina, que mesmo contrariado, promete não prender nem a ela e nem Maly e a concede o carco de líder do exército.

Em um jantar para apaziguar a situação, o castelo é invadido e Vasily é morto, Nikolai, Alina e o rei escapam por pouco por passagens subterrâneas no castelo e então Darkling aparece, ameaça matar a todos se Alina não renunciar ao cargo e se juntar a ele.

Alina para proteger a todos, mas principalmente Maly, se sujeita a ser submissa de Darkling, mas tenta ataca-lo em momento de fragilidade. Ela fica gravemente ferida e revela a Maly que não está conseguindo usar plenamente seus poderes.

Ruína e Ascensão

ruína e ascensão grisha livro 3

Esse é o capítulo final da ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha). Nele, Darkling toma o poder de Ravka e instala o seu governo de sombras no reino no qual só restou os cidadãos assustados, destruição e os restos de um exército que outrora foi grande e poderoso.

Alina está presa no subsolo do castelo e sem a luz do sol ela não consegue usar seus poderes. Durante a invasão de Darkling, Alina se feriu gravemente deformando seu corpo e rosto, e utilizando de sua situação física, convence seu carcereiro, o Apparat, de que está fraca demais e ao mesmo tempo tenta todos os dias se libertar de seu calvário.

Depois de muitas tentativas, Alina consegue persuadir Apparat a deixa-la ir até a cozinha, com a intenção de recuperar seus poderes. Durante o passeio até a cozinha, Alina descobre o paradeiro do Pássaro de Fogo, que está em Morozova.

As visitas a cozinha se tornam recorrentes e Alina faz alianças com Genya e David, que a ajudarão, juntamente com Maly em um plano de fuga. Após serem acusados por Apparat de conspiração contra o trono, Alina consegue reunir um poder sombrio que fora roubado de Darkling para assustar os guardas e dar abertura para libertar Maly e ter acesso à luz do sol.

Com os seus poderes recarregados pelo sol, Alina destrói boa parte do castelo e faz com que os guardas se rendam a ela. Alina torna Apparat e o soldado mais fortes seus súditos, levando Apparat consigo na busca pelo amplificador e deixando o soldado para proteger a população.

Nikolai até o momento está desaparecido, ninguém sabe se vivo ou morto. Alina suspeita que ele seja o Príncipe de Ar que está tirando o sono de Darkling e jura tentar encontra-lo.

Alina tenta dormir e fica pensando na estranha conexão que possui com Darkling e tenta entrar em contato com ele através da mente. Após algumas tentativas fracassadas ela finalmente consegue e vê Darkling sentado no trono. Ele fica surpreso ao vê-la e pede que governe ao seu lado, a proposta deixa Alina tentada, mas ela foca novamente em sua missão e descobre que pode tentar atacar Darkling em um momento de distração.

Alina e Maly encontram Nikolai que propõe uma ajuda a eles. Ele oferece um navio que levará Maly e o restante dos seguidores até as montanhas de Sikurzoi onde provavelmente está o pássaro de fogo, enquanto ele e Alina vão até Ravka para que ela apresente seus poderes aos colegas de Nikolai.

Mesmo aflita por se separar de Maly, Alina topa e embarca rumo a Ravka com Nikolai. Antes de partir, Alina se encontra com as amigas Genya, Zoya, Tamar e Nadia para apreciar os vestidos e o anel que ganhara de presente do príncipe. Mesmo estando um momento feliz, Alina não consegue parar de pensar no perigo que está correndo e faz conexão com Darkling.

Durante a conexão, Darkling começa a bagunçar a mente de Alina revelando que Maly e Nikolai vão envelhecer e ela não, como será o futuro dela quando todos os que ela morrerem, conta também que encontrou uma invenção de David e a usará para dominar toda a Ravka. Alina consegue resistir as tentativas de Darkling, que fica furioso e jura que vai caçá-la até a morte.

David é pressionado a esclarecer sobre qual invenção se trata, ele diz que é um esquife de vidro, criado para aumentar os poderes de Alina e é ativado pela luz do sol. Alina conta que assim como ela pegou uma parte dos poderes das sombras de Darkling, ele também pegou um pouco do seu do sol, fazendo com que ele tenha uma importante arma em suas mãos.

O grupo se divide, Mal e Alina vão para as montanhas e os outros tentam procurar abrigo. A viagem até as montanhas é turbulenta, eles foram atacados e estão com dificuldades de achar o caminho.

Graças ao instinto de Maly, eles encontram uma ilha cheia de cinzas e passam a noite. No outro dia caminham por uma trilha difícil e cansativa, todos estão exaustos e as montanhas parecem cada vez mais inalcançáveis.

Alina entra em uma crise por se sentir cada vez mais distante de seus amigos e parecida com Darkling, Maly conforta ela dizendo que ela não tem a escuridão de Darkling e quando Alina está se sentindo melhor, o Pássaro de Fogo aparece e tenta mata-los. Em luta para sobreviver ao pássaro gigante e furioso, Alina e Maly se aproximam mais ainda. Os demais companheiros chegam até os dois e Maly consegue para-los, fazendo com Alina perceba que na verdade o terceiro Amplificador é o próprio Maly e não o pássaro.

Após todos os acontecimentos, o grupo volta até o acampamento, onde Alina começa a refletir sobre todas as vezes que Maly foi um amplificador do seu poder. Ela convive com Maly desde o orfanato, ele está presente na sua vida desde sempre. Alina havia descoberto seu poder quando tentou socorrer Maly, ao encontrar o Veado Branco, Maly também estava presente, eles conversam a noite toda e no outro dia voltam para buscar os amigos que foram se abrigar.

Alina recebe a notícia de que Darkling atacou outra região de Ravka, mas que graças a Nikolai ela havia sido evacuada antes. Alina entra em conexão com Darling e descobre que ele está em Karmzin e vê a destruição que ele causou a região. Darkling fala para Alina que se ela não for ao encontro dele, ele continuará matando todos ao seu alcance.

Alina fica arrasada e resolve se entrar a Darkling, mas seus amigos tem um plano para ajuda-la e Alina junto com soldados e seus amigos vão até a Dobra. O grupo foi dividido e cada um está se preparando para destruir a Dobra.

Alina parte para resgatar as crianças de Grisha das ameaças de Darkling. Ao entra, Alina se depara com soldados de Darkling que a deixam ferida. Não conseguindo encontrar as crianças, Alina conta com a ajuda de Nikolai, mas é encontrada por Darkling que a faz perder o controle do seu poder.

Usando sua conexão, Alina tenta atacar Darkling, mas ele consegue sentir e a empurra para dentro da Dobra. Maly encontra Alina ferida e pede para que ela o sacrifique para potencializar seus poderes e conseguir salvar a todos.

Maly pega os pulsos de Alina e tira a própria vida, fazendo com que Alina seja inundada por um enorme poder. Alina ainda perdida com tanto poder, descobre que não apenas ela, mas todos ao redor, incluindo as pessoas comuns são tomadas pelo poder de Maly. Num último fôlego, Alina reúne todas as suas forças e apunhala Darkling, matando seu maior inimigo.

A morte de Darkling inundou tudo com uma grande luz e Alina percebe que Maly está respirando. Ainda confusa consegue levar Maly ao encontro dos seus amigos. Após um tempo, Alina descobre todas as consequências da batalha, como Nikolai que retomou o poder de Ravka. Maly e Alina sentem o luto pelos amigos perdidos na batalha, mas também estão felizes por estarem juntos, agora ambos sem poder algum.

Alina e Maly se casam e juntos lutam para reconstruir Keramizin e tornar o lugar feito para educar crianças e vivem uma vida comum e feliz um ao lado do outro.

Six of crows: Sangue e mentiras

six of crowns trilogia grisha

Esse é o quarto volume da ordem de livros de Grisha. Apesar de não fazer parte da trilogia original, ele é um spin-off e acontece mesmo universo das histórias originais.

Nesse livro temos o personagem Kaz que habita Ketterdam e é contratado para liderar um assalto. A ideia é impedir que uma droga, chamada de jurda, caia nas mãos erradas e instaure o caos na cidade. O perigo dessa ação é iminente, mas pode o deixar muito rico.

Apostando a própria vida, ele irá formar a sua equipe de elite para a missão e recruta uma espiã chamada Espectro, além de um fugitivo que sabe mexer com explosivos, um atirador, uma grisha e um prisioneiro que quer vingar a morte de sua amada.

Crooked Kingdom: Vingança e Redenção

crooked kingdom vingança e redenção ordem dos livros

Esse é o quinto volume da ordem de livros de Grisha e o segundo spin-off da série.

Após conseguirem se safar do ousado assalto na Corte do Gelo, Kaz Brekker e sua equipe serão traídos por um dos membros da equipe e o Clube do Corvo agora terá que lutar pela própria sobrevivência. Além disso, Ketterdam está sofrendo tempos sombrios e nossos protagonistas terão que enfrentá-los.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha)? Veja também outros posts recentes do blog!

4 comentários em “Sombra e Ossos: Ordem dos Livros e curiosidades da trilogia Grisha”

    1. Olá, Cecília, tudo bem?
      Um fato interessante é que a Série Sombra e Ossos mistura a história do primeiro livro com a de Six of Crowns. Foi através desse livro que o produtor Eric Heisserer conheceu os livros do Grishaverso e só aceitou fazer a adaptação se pudesse incluir os irmãos corvo na história principal.

      Dessa forma, caso você leia Sombra e Ossos não irá encontrar a história de Kaz, Inej e Jesper. Para isso você deve começar por Six Of Crown: Sangue e Mentiras.

      As histórias são independentes, portanto, você pode escolher ler antes ou depois da trilogia grisha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.